Por Joabes Guedes
A Polícia Militar do Acre (PMAC) encerrou as nove noites da Expoacre com um balanço positivo em relação à quantidade e gravidade das ocorrências. O maior evento do agronegócio acreano contou com uma atuação preventiva intensa da PMAC, resultando em apenas 14 ocorrências registradas, nenhuma de natureza grave.
Com um público estimado de 20 mil visitantes por noite, somente 15 adultos foram detidos 7 adolescentes apreendidos, além da apreensão de quatro armas brancas. As ocorrências se limitaram a delitos leves, como vias de fato, porte de arma branca, porte de drogas para consumo, falsa identidade, desobediência e resistência. Um dado notável é a ausência de registros de violência contra a mulher e roubos, bem como a redução nas ocorrências de furto, com apenas dois casos, metade do que foi registrado na edição anterior do evento.
Parte desse sucesso se deve à campanha publicitária de prevenção a roubos e furtos promovida pela Polícia Militar durante todo o evento. A iniciativa, focada na conscientização e autoproteção dos visitantes, foi direcionada a todos os públicos, com especial atenção para grupos mais vulneráveis, como jovens, mulheres e turistas. As ações foram amplamente divulgadas nas áreas de maior circulação, garantindo um ambiente mais seguro e agradável para todos.
A psicóloga Caroline Brilhante, frequentadora da feira, destacou a mudança significativa em relação aos anos anteriores. “Estou achando tudo bem diferente. Me sinto muito mais segura. Não vi nenhuma movimentação estranha. Estou bem mais tranquila. Posso andar com bolsa, mais livre, me sentindo bem mais à vontade este ano. Já visitei o estande da PM, achei muito bacana, parece moderno, tecnológico, notei uma diferença positiva”, comentou.
O comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Luciano Dias Fonseca, enalteceu o trabalho realizado pela corporação e ressaltou a importância do policiamento preventivo para o sucesso da operação: “O trabalho assertivo e preventivo da nossa equipe foi fundamental para garantir a segurança dos visitantes durante todos os dias da feira. Focamos em ações que não só inibiram a prática de delitos, mas que também promoveram a conscientização do público. Isso resultou em uma festa tranquila e segura, onde as pessoas puderam aproveitar com mais liberdade e confiança”.