Por Lucas Moura
A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Coordenadoria de Policiamento Comunitário, realizou nesta quinta-feira, 27, o evento de encerramento do ciclo do projeto Guardiões da Paz, realizado na Escola João Mariano, no Taquari, em Rio Branco, com o objetivo de atender crianças de escolas periféricas, promovendo atividades de aproximação com a PM.
Por meio do projeto, policiais militares adentram escolas pelo menos duas vezes por semana e repassam às crianças os valores da PM, realizam atividades de ordem unida, interação recreativa e palestras de conscientização, além do diálogo interpessoal, em que o policial militar auxilia a criança em diversos âmbitos da vida, como, por exemplo, buscar a realização de sonhos.
Para o tenente-coronel Felipe Russo, comandante do Segundo Batalhão, que tem auxiliado no desenvolvimento do projeto no Segundo Distrito, a PMAC tem importante atuação no futuro da sociedade acreana. “O nosso futuro é construído no presente. O projeto Guardiões da Paz mostra para as crianças que elas podem mudar o seu futuro e ser aquilo que sonham, inclusive policiais militares. Além disso, por meio das atividades elaboradas por cada militar aqui presente, as crianças não serão induzidas a ingressar na criminalidade”, enfatizou o oficial.
Durante a solenidade de conclusão, familiares e professores da escola prestigiaram os resultados apresentados pelos coordenadores do projeto. Os alunos-destaque foram premiados com medalhas e certificados. Entre os premiados, a aluna Ludimila Oliveira leu uma carta que escreveu a todos os seus tutores, os Guardiões da Paz. “Esse projeto é muito importante e estou bastante feliz de ter participado. A carta que li eu dedico a todos, principalmente aos policiais que nos repassaram seus conhecimentos e que nos orientaram a trilhar o caminho certo”, disse .
O trabalho Polícia Comunitária ampliou muito seu leque de atuação e visa expandir cada vez mais, mirando escolas periféricas, onde geralmente necessita-se de mais intervenção. Do outro lado do projeto estão os Guardiões da Paz, militares que compõem a equipe e desenvolvem atividades com as crianças. A soldado Micherlene Rodrigues é uma das integrantes dos Guardiões da Paz e destaca os desafios, experiências e resultados do projeto.
“Nossa visão é expandir os trabalhos. No início, que foi no bairro Cidade do Povo, nos deparamos com inúmeras dificuldades, como as de recursos e também a realidade violenta da comunidade. No entanto, alcançamos muitos resultados, como a mudança de comportamento e pensamento, por parte das crianças e suas famílias. Certamente, viver isso é algo gratificante, tendo a certeza de que colheremos bons frutos”, destacou.
Ao fim das atividades, todos os alunos concludentes do projeto tomaram banho de mangueira com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre, momento de muita recreação e entusiasmo para as crianças, além de despertar o olhar atento de quem passava pelo local.
Fonte agencia.ac.gov.br