Por Francilene Moura
A Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou nesta quinta-feira, 3, na forma presencial e virtualmente, o 1° Encontro de Especialistas em Capelania, no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco, e contou com a participação de técnicos e especialistas de várias instituições e de outros estados.
A implantação da capelania, que consiste na assistência e execução de atividades religiosas nas instituições, faz parte do programa desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH) da instituição, o DRH + Você, lançado no evento. Segundo a diretora de RH, major Elizângela Monteiro, o programa abrange 13 projetos e representa um importante passo na implementação de políticas públicas na área.
Na abertura, o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias, relembrou algumas situações fatais envolvendo policiais militares no Brasil. “O PM é um ser humano, não é uma máquina. Por trás de uma farda existe um cidadão altamente treinado e capacitado, mas um ser humano”, declarou o comandante.
O pastor Eldo Gama, representante da Associação de Ministros Evangélicos do Acre (Ameac) falou dos benefícios da capelania. “Esse suporte espiritual do ser humano, que é o alento, a renovação espiritual, a paz de espírito e a libertação de vícios, traz benefícios tanto para quem presta o serviço de segurança quanto para quem recebe”, disse.
Capelães e especialistas de áreas afins que integram o grupo de trabalho do projeto palestraram virtualmente a partir dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal e até da França. Presencialmente, autoridades civis, militares e eclesiásticas prestigiaram a solenidade.
Fonte agencia.ac.gov.br