Assessoria de Comunicação da PMAC
A Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou, por meio da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e do Núcleo de Assistência Religiosa e espiritual (Nare), o início do I Curso de Capelania da instituição. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades militares, civis eclesiásticas e aconteceu no auditório do SEBRAE/AC, na manhã desta quarta-feira, 11.
A capelania atua na vida da comunidade com o objetivo de melhorar a qualidade de vida daqueles que necessitam de acompanhamento espiritual e emocional. O curso de capelania capacita seus agentes para lidar com situações difíceis como traumas emocionais, estresse e perdas, além de trabalhar na prevenção ao suicídio.
Para o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Dias Fonseca, o curso permitirá que mais policiais sejam atendidos pelo Nare. “A capelania tem grande importância dentro da instituição, pois alcança aqueles que necessitam de amparo espiritual. O curso vai permitir que possamos acompanhar melhor aqueles que precisam de ajuda dessa natureza”, enfatizou.
O 1º sargento Sidiclei Silva é um dos idealizadores da capacitação e reafirma a importância da capelania. “O curso visa capacitar profissionais para que entendam a importância da espiritualidade dentro das forças de segurança pública, para promover a saúde integral, que abrange fatores emocionais psicológicos e físicos”, disse o capelão.
Para estarem aptos a participarem do curso, os inscritos passaram por análise de conduta, idoneidade moral e formação acadêmica. No total, 39 alunos inciaram o curso, sendo um policial civil, dois bombeiros, 11 civis (comunidade) e 25 policiais militares. O projeto é fruto da parceria entre a Polícia Militar do Acre e do Ministérios Pão Diário. As aulas foram divididas nas modalidades online e presencial, e terão a duração de três meses.