Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 00:04

Polícia Civil do Acre participa de Encontro Técnico Nacional sobre Homicídios em Maceió

Compartilhe

Por

A Polícia Civil do Acre (PCAC) marcou presença, de quarta-feira, 22, a sexta, 24, no Encontro Técnico Nacional dos Delegados Titulares das Unidades de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), realizado em Maceió (AL). O evento reuniu autoridades de todo o país para discutir estratégias e compartilhar boas práticas na investigação de homicídios.

Segundo Alcino de Sousa, coordenador da DHPP no Acre, a reunião teve como principal foco o compartilhamento de boas práticas entre as unidades da federação e a definição de metas e parâmetros estatísticos comuns, além da interação com representantes do Ministério da Justiça. O encontro visou incentivar o avanço qualitativo nas investigações das mortes violentas intencionais (MVIs).

Evento reuniu chefes de unidades de todo o Brasil e incluiu o 2º Curso Avançado e o 3º Curso Básico de Investigação de Homicídios. Foto: cedida

“A troca de experiências e conhecimentos é fundamental para aprimorar nossas técnicas investigativas. Pudemos discutir com profundidade os desafios enfrentados em cada estado e encontrar soluções que podem ser aplicadas em nossa realidade no Acre”, destacou Sousa.

Uma das notícias mais positivas levadas pelo coordenador foi a significativa redução nos números de homicídios em Rio Branco. Em comparação com o mesmo período de 2023, houve uma redução superior a 70% nos casos de homicídios. O dado reflete o impacto positivo das ações implementadas pela DHPP do Acre.

Além da participação no encontro, Alcino de Sousa, representando a Academia de Polícia do Acre (Acadepol/AC), contribuiu, na capital alagoana, com a capacitação de profissionais do Ministério da Justiça em cursos de investigação de homicídios, tanto em níveis básicos quanto avançados.

Delegado Alcino de Sousa, além de participar do encontro, contribuiu com a capacitação de profissionais do Ministério da Justiça em cursos de investigação de homicídios. Foto: cedida

Os cursos fazem parte do Projeto de Fortalecimento da Capacidade de Investigação de Homicídios da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e estão dentro do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

O evento em Maceió se destacou pela integração entre os estados e a busca por uniformizar as práticas investigativas, garantindo maior eficiência na elucidação de crimes e na redução das estatísticas de homicídios em todo o país.

Fonte agencia.ac.gov.br