Por Marcelo Torres
Autoridades da Polícia Civil do Acre (PCAC) e da Polícia do Departamento de Pando, na Bolívia, reuniram-se na terça-feira, 8, em Cobija, no país vizinho, para planejar novas operações conjuntas na região de fronteira. O encontro foi marcado pelo fortalecimento do compromisso entre os países no combate aos crimes transfronteiriços.

Pela PCAC, participaram da reunião o delegado-geral adjunto da pasta, Cleylton Videira; os diretores Nilton Boscaro e Roberth Alencar; e o delegado de Plácido de Castro, Leandro Lucas.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias de atuação integrada para o enfrentamento ao tráfico de drogas, armas, contrabando e outros crimes que desafiam a segurança na faixa de fronteira. As autoridades também definiram ações operacionais e fluxos de comunicação que visam dar maior agilidade à cooperação policial entre os dois países.
“A integração com a Polícia de Pando é essencial para o enfrentamento eficaz aos crimes que atravessam nossas fronteiras. Esse alinhamento operacional é um passo importante para garantirmos mais segurança à população acreana e boliviana”, afirmou Cleylton Videira.
A reunião reforça o compromisso da Polícia Civil do Acre com o fortalecimento das relações internacionais e o combate contínuo à criminalidade organizada que atua na região fronteiriça, especialmente em municípios como Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Plácido de Castro.
Fonte agencia.ac.gov.br