Por Joabes Guedes
O Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET) está sob nova direção. Na tarde desta quarta-feira, 14, o major PM Rodolfo Velásquez assumiu a gestão da escola, gerida pela Polícia Militar do Acre (PMAC), em solenidade realizada na quadra de esportes da instituição, localizada na Estrada do Calafate, em Rio Branco.
O evento para passagem de comando contou com a presença do coronel Luciano Fonseca, comandante-geral da PMAC, e do coronel PM Glayson Dantas, representante da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além de alunos, professores, praças e oficiais da instituição, e autoridades civis do Estado.
A instituição, que desde dezembro de 2021 era comandada pela major PM Eliana Maia, agora é de responsabilidade do também major Rodolfo Velásquez, servidor da instituição há 17 anos. O oficial esteve à frente do 2º Batalhão da PMAC desde maio de 2021, mas ao longo de sua carreira já comandou outras unidades, no interior e na capital do estado.
“É uma grande responsabilidade estar à frente desse colégio, que apesar de novo já ganhou destaque nacional em diversas áreas. Espero continuar mantendo o padrão de excelência já estabelecido, fortalecendo, colaborando e promovendo ainda mais avanços em favor da educação das nossas crianças e adolescentes”, observou o novo comandante.
O comandante-geral da PMAC agradeceu o trabalho realizado pela major Eliana Maia e falou dos desafios do novo gestor, que tem a responsabilidade de manter crescentes os números positivos alcançados pela unidade escolar. “Desejo sorte ao major Velásquez, sabemos da sua competência para as novas funções, e tenho certeza que ele está à altura dos desafios inerentes à promoção da educação de qualidade que já estamos oferecendo a estes jovens”, destacou o coronel Luciano Fonseca.
Instituído em 20 de dezembro de 2017, por meio da lei estadual n° 3.362, o Colégio Militar Tiradentes recebeu esse nome em homenagem ao patrono das polícias militares, Joaquim José da Silva Xavier. A unidade oferece, além das disciplinas previstas na base nacional, disciplina militar, ética, noções de cidadania e civismo, além de atendimento pré-hospitalar, entre outras atividades complementares como balé, música, defesa pessoal e xadrez.