Cruzeiro do Sul, AC, 19 de abril de 2025 19:38

PM e SE realizam formatura de 460 estudantes no Proerd, em Cruzeiro do Sul

Compartilhe

Por Gledisson Albano

Nesta terça-feira, 10 de dezembro, está acontecendo a formatura da turma do Proerd de 2024, em Cruzeiro do Sul. A parceria entre a Secretaria de Educação (SE) e a Polícia Militar está formando 460 alunos da rede estadual de ensino, marco importante para ambas as instituições. O Proerd é o “Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência”, e tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a violência entre jovens.

O coordenador geral da representação da Secretária de Educação (SE), Aderlan Gomes, parabeniza a Polícia Militar do Estado do Acre pela execução do projeto, e agradece aos diretores por aceitarem e acolherem o projeto dentro das instituições de ensino.

“Nossos alunos tiveram, durante esse período, um vasto conhecimento para dizer não às drogas, na área contra a violência, e nossos alunos só têm a ganhar. Então, meus agradecimentos à Polícia Militar, meus agradecimentos aos diretores que acolheram, e trago aqui a parabenização em nome do nosso secretário estadual de educação, Abson Carvalho. Então, parabéns a todos!”

O capitão Daniel Teixeira, comandante da Polícia Militar, relata que a PM comemora a formatura de 460 alunos no Proerd, e explica a importância dos temas tratados nas aulas.

“Esse programa é muito importante no âmbito da prevenção, é uma ação social da Polícia Militar, que visa estar educando esses jovens sobre as consequências do uso de drogas e entorpecentes. Então, o programa tem diversas disciplinas, como: noção de cidadania e gerenciamento de conflitos. A gente está dando a esses jovens um conhecimento básico para que eles possam estar formulando a sua opinião quando se topar com alguma situação ilícita, principalmente voltada aos crimes conexos sobre o tráfico de drogas”, afirma.

Segundo o capitão, o projeto tem como objetivo transformar a vida dos jovens, direcionando para um caminho longe da violência e das drogas. “Então, a ideia é a gente estar transformando esses pequenos cidadãos para estarem dispostos a seguir a sua vida dentro dos padrões sociais, dentro de um projeto longe de crimes e longe das drogas. Então, no próximo ano, em 2025, a ideia é a gente continuar com o programa e estar fortalecendo cada vez mais o policiamento comunitário aqui em Cruzeiro do Sul e em todo o Vale do Juruá, e hoje é a festa desses pequenos.”

O programa, implantado no Acre em 1999, já formou mais de 200 mil estudantes ao longo dos 25 anos que atua no estado. A PM do Juruá prosseguirá fortalecendo o programa em 2025 para contribuir na formação dos jovens cidadãos do Acre.

“A Polícia Militar, através agora do comando, da nossa futura comandante-geral, a coronel Marta Renata, ela realmente tem esse entendimento, esse direcionamento para estar fortalecendo os programas comunitários da Polícia Militar. E nós, aqui do Juruá, não faremos diferente, então a ideia realmente é juntamente com a Polícia Militar como um todo, estar fortalecendo o programa para estar capacitando mais jovens e assim com certeza, a gente está plantando essa semente para colher bons cidadãos no futuro”, finaliza o capitão Daniel Teixeira.

plugins premium WordPress