Cruzeiro do Sul, AC, 22 de novembro de 2024 06:40

Plano de desenvolvimento socioeconômico sustentável Agenda Acre 10 Anos será lançado terça-feira

Compartilhe

Por Aldeir Oliveira

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realiza na terça-feira, 25, a solenidade de lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável do Acre: Agenda Acre 10 Anos. A cerimônia será realizada no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), em Rio Branco.

O Agenda Acre 10 anos leva em consideração os anseios da população e os interesses de diversas esferas da sociedade acreana. Foto: Sérgio Vale/Secom

O plano é uma ampla ferramenta de desenvolvimento regional elaborada pela Seplan, sob a consultoria da Fundação Dom Cabral (FDC), e tem como objetivo atender as necessidades da população acreana, sob a demanda de uma economia forte, com boa distribuição de renda e ganhos sociais efetivos, que preserve o meio ambiente e utilize suas riquezas de forma sustentável.

Um dos principais pilares do plano é o desenvolvimento sustentável. Foto: Pedro Devani/Secom

Com slogan “Acre, terra de oportunidades, socialmente justo e ambientalmente sustentável”, o Agenda Acre 10 Anos é um plano de longo prazo, focado no desenvolvimento integrado do território acreano e de sua população, fundamentado em três dimensões básicas: sociedade, pilares do desenvolvimento e governança colaborativa. O programa também engloba pontos como: reinvenção das cadeias produtivas, infraestrutura, cultura e turismo, capital humano, ambiente de negócios e inovação e serviços públicos.

O plano foi desenvolvido pela Seplan, sob consultoria da Fundação Dom Cabral, uma das melhores escolas de negócios da América Latina, a partir de junho do ano passado. Foto: José Caminha/Secom

O plano foi concebido com a criação de grupos de trabalho que envolveram servidores de diversas secretarias e órgãos da administração pública direta e indireta. Foi realizada também consulta pública com a população do estado, com o objetivo de estabelecer necessidades, desafios, limitações e potencialidades de desenvolvimento do estado, para tomar as melhores decisões na construção do futuro comum.

O planejamento incluiu workshops com gestores e entes estatais para alinhar ações. Foto: Diego Gurgel/Secom

Também foram ouvidos representantes de diversas esferas da sociedade, como instituições da classe empresarial, bancos de desenvolvimento, representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, sociedade civil, associações e federações, além de universidades e institutos.

O plano reafirma o compromisso do governo do Estado com o bem-estar e o futuro da população. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A fim de garantir que a execução do plano seja concretizada inclusive em gestões governamentais futuras, o Agenda Acre 10 anos será apresentado, em seu lançamento, como um projeto de lei. Outro fator importante para a execução do plano é o envolvimento de entidades e órgãos de controle e regulamentação, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público do Acre (MPAC).

Secretária adjunta de Planejamento, Kelly Cristina Lacerda: “Alterações e outras demandas podem surgir”. Foto: José Caminha/Secom

De acordo com a secretária adjunta de Planejamento, Kelly Cristina Lacerda, o plano compreende que mudanças são inevitáveis e imprevisíveis, admitindo avaliações e revisões. “Alterações na natureza, alterações na própria sociedade, crescimento populacional e outras demandas podem surgir. Então, o plano deve ser revisto para identificar o que continua sendo prioridade, o que pode ser substituído e quais podem ser as ações incluídas”, afirma.

Fonte agencia.ac.gov.br