A Polícia Federal apresenta nesta segunda-feira (4), o balanço das suas atividades operacionais realizadas em 2015 no Rio Grande do Norte.
Dispondo de uma superintendência em Natal e uma delegacia em Mossoró, a PF contabilizou um total de 12 operações no combate a diversos tipos de crime, tais como: sonegação fiscal, desvios de recursos públicos, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, pedofilia através da internet, tráfico de drogas, corrupção, falsidade ideológica, assaltos contra agências dos Correios, grupo de extermínio, fraude em Programa Social do Governo Federal, etc.
Também foram cumpridos 6 mandados de prisão, para fins de extradição, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em desfavor de estrangeiros encontrados no RN e, dentre eles, um norte-americano que vivia na Praia de Pipa e era considerado um dos foragidos mais procurados em todo o mundo pelo U. S. MARSHALS do Departamento de Justiça dos EUA, acusado de ser o líder de uma seita e de ter estuprado cerca de 60 mulheres no seu país.
Vale ressaltar que as prisões para fins de extradição efetuadas em solo potiguar no ano de 2015, só ficaram atrás, em termos quantitativos, da congênere de São Paulo, fato que rendeu uma simbólica condecoração à PF/RN, no final do ano passado em Fortaleza/CE, por parte da INTERPOL, durante o Encontro Nacional dos seus Representantes Regionais.
Outros foragidos nacionais também foram presos ao longo do ano em diversas situações, algumas delas, bem curiosas, como por exemplo, a de uma mulher que estava na fila de uma penitenciária para a “visita íntima” e era procurada para o cumprimento de mandado de prisão e, uma outra, de um homem acusado de praticar assaltos contra agências dos Correios quando participava de um velório de um comparsa, na Zona Norte da cidade.
Nas várias prisões que a PF realizou contra suspeitos de assaltarem agências dos Correios, pelo menos cinco delas eram de foragidos do Sistema Prisional do Estado, sendo quatro do Presídio de Alcaçuz e um, da Penitenciária Agrícola de Mossoró.
No entanto, foi no combate ao narcotráfico que a Polícia Federal conseguiu os seus números mais expressivos, uma vez que duas toneladas e meia de drogas foram apreendidas, principalmente em cidades do interior, quando eram transportadas para a capital, o que representa um recorde anual desde que a PF foi instalada no RN, em meados dos anos de 1960. De quebra, superou a então inédita marca anterior de 1.266 quilos de substâncias entorpecentes apreendidas em 2011.
Ao todo, no ano passado, 17 pessoas foram presas em flagrante, acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas e, dentre elas, um cearense que tinha vários mandados de prisão em aberto e era considerado um dos homens mais procurados pela polícia daquele estado. A quantidade de droga retirada de circulação em 2015 ficou assim distribuída:
– 2.529 quilos de maconha
– 55 quilos de crack
– 4,4 quilos de cocaína
– 2 quilos de pasta base
– 633 comprimidos de ecstasy TOTAL:
2.590 quilos e 400 gramas
(08 JAN) Suspeito de integrar facção criminosa do Amazonas é preso em Natal – A PF prendeu em flagrante no aeroporto internacional Aluízio Alves, um amazonense, 36 anos, acusado de ser um dos líderes de uma organização criminosa denominada “FAMÍLIA DO NORTE” (FDN), que era foragido do sistema penitenciário do Estado do Amazonas e se deslocava para Natal em voo com origem no Rio de Janeiro/RJ, utilizando-se para isso, de documentos adulterados.
(26 JAN) Operação Mutuum – Deflagrada em Natal, esta operação objetivou desarticular grupos criminosos constituídos para captar recursos de terceiros e conceder empréstimos, atividade típica de instituição financeira e, consequentemente, sem autorização do Banco Central do Brasil. A investigação teve início em dezembro de 2013 e apurou que pessoas em nome próprio ou através de empresa de factoring, concediam empréstimos com taxas de juros acima do previsto em lei e, no caso da empresa, as transações estavam desvinculadas das atividades de seus clientes. 16 policiais cumpriram 4 mandados de busca e apreensão em Natal. O nome da operação é originário do latim e significa “empréstimo”.
(27 JAN) Operação Itaretama – A operação deflagrada em Natal objetivou desarticular uma associação criminosa que fraudava licitações em prefeituras do interior do RN e na CAERN, bem como, direcionava obras promovidas pelo DNOCS, além de desviar recursos públicos. Iiniciada no primeiro semestre de 2014, a investigação revelou que servidores do DNOCS mantinham estreito relacionamento com empresários do setor de engenharia fazendo com que contratações fossem direcionadas e licitações indevidamente dispensadas ou fraudadas. As suspeitas recaíam principalmente sobre as obras de construção de açude no Assentamento 3 de agosto (Pau de Leite), da adutora de Jucuri, em Mossoró e na adutora de engate rápido de Jucurutu, ambas situadas na Região Oeste do estado. Haviam indícios de que as obras não eram devidamente fiscalizadas durante sua execução, com prejuízo ao Erário e, também, fortes suspeitas de corrupção ativa e passiva. Paralelamente, parte do grupo investigado estaria combinando propostas de licitações em prefeituras de cidades do RN e na CAERN. 30 policiais cumpriram 7 mandados de busca e apreensão e o nome da operação remete à “Região de Pedras”, denominação no passado do município de Lajes/RN, local onde foi construída a primeira das obras sob suspeita.
(28 JAN) Motorista é preso com fuzil no interior do RN – Um taxista pernambucano, 21 anos, foi preso pela PF em São José de Mipibu, conduzindo um fuzil calibre 5.56 escondido numa bolsa, na mala do carro. A ação ocorreu quando os policiais realizavam uma fiscalização de rotina em um posto de combustível na BR101. O acusado declarou que o armamento seria entregue para uma pessoa que que iria ao seu encontro. Além da prisão, que teve apoio da PRF, foram apreendidos o táxi que ele dirigia, dinheiro, celulares e munição.
(31 JAN) 320 quilos de maconha são apreendidos em Jardim do Seridó – Uma operação conjunta da Polícia Federal e do Grupo Tático Operacional da PM/RN, resultou na primeira grande apreensão de maconha do ano na BR 427, em Jardim do Seridó/RN, quando foram encontrados 320 quilos da droga em poder de um motorista potiguar de 56 anos, que vinha de Guarulhos/SP, conduzindo um caminhão.
(22 FEV) Presos em Parnamirim dois homens com quase meia tonelada de maconha – Um motorista cearense, 39 anos e um ajudante paulista, 29 anos, foram presos em um posto de combustível em Parnamirim/RN, trazendo 492,5 quilos de maconha em um caminhão de mudança. A droga vinha de São Paulo/SP em caixas de papelão, em meio a utensílios domésticos. Os suspeitos usaram folhas de eucalipto para tentar “disfarçar” o odor característico e receberiam cerca de R$ 20 mil pelo transporte da maconha.
(25 FEV) Paraibano é preso por fraude contra a Caixa Econômica Federal – Um paraibano de 67 anos foi preso em Parnamirim, acusado dos crimes de estelionato e falsificação de documento público de contra a Caixa Econômica Federal. Munido de documentos falsos ele procurou a agência da CEF naquela cidade, onde abriu uma conta poupança. Dias depois, ele retornou para desbloquear o cartão e solicitar um empréstimo consignado, quando foi desmascarado e preso. Ele disse que havia sido contratado por um desconhecido no bairro no Alecrim e se o golpe tivesse dado certo receberia R$ 1.500,00.
(27 FEV) PF prende foragido da Justiça acusado de estelionato, falsificação de documento público e receptação – A PF prendeu no bairro de Dix-Sept Rosado, um técnico em informática, natalense, 31 anos. A prisão aconteceu quando os policiais cumpriam um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal no interesse de um inquérito que apurava furto de encomenda praticado contra os Correios. Durante a busca realizada na residência do acusado, foram encontrados 46 aparelhos celulares, sem nota fiscal ou qualquer comprovação de procedência. Além disso, foram encontradas duas cédulas de identidade falsificadas, diversos cartões de credito e comprovantes de movimentação bancária sob suspeita. Em 2010, o acusado havia sido preso na ‘Operação Clone’ da Polícia Civil no RN. Condenado por estelionato, atualmente cumpria pena no regime semiaberto na penitenciária João Chaves, em Natal, mas há dois meses deixou de dormir na prisão.
(27 FEV) Norte-Americano foragido dos EUA é preso no RN – Uma ação conjunta das polícias federal e militar do Rio Grande do Norte resultou na prisão em Tibau do Sul, litoral potiguar, de um fugitivo americano, 53 anos, apontado como líder de uma seita religiosa e acusado de abusar sexualmente de meninas no estado de Minnesota/EUA. O homem estava entre os foragidos mais procurados pelo U. S. Marshals, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o seu nome constava na Difusão Vermelha da INTERPOL. Ele vivia escondido no Brasil desde março de 2012. O estrangeiro ficará preso no Brasil até que o Supremo Tribunal Federal conclua o seu processo de extradição.
(05 MAR) Piauiense acusado de fraudar a Previdência Social é preso em Natal – A PF prendeu em flagrante em Monte Alegre, Região Metropolitana de Natal, um agricultor, piauiense, 73 anos, acusado de fraude contra a Previdência Social. A ação ocorreu quando o homem procurou a agência do INSS daquela cidade e deu entrada em um pedido de benefício. O acusado, que confessou o crime, havia chegado há dois meses do Maranhão e durante esse período sacou 8 benefícios fraudulentos em outras agências do INSS na capital potiguar. O suspeito possui extensa ficha criminal pelo mesmo crime praticado também nos estados do PI, CE e PB.
(13 MAR) Homem é preso ao procurar a PF para tirar documentos – A PF prendeu em Natal um cabista, piauiense, 39 anos, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. O fato aconteceu quando o homem procurou a sede da PF para tirar uma certidão de antecedentes criminais. Ao ser consultado o Sistema Nacional de Procurados e Impedidos, constava contra ele uma ordem de prisão expedida pela 4ª Vara Criminal desta capital do ano 2013, por crime de estelionato.
(17 MAR) Mulher argentina é presa para extradição – A Polícia Federal cumpriu mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal para fins de extradição contra uma mulher de nacionalidade argentina. Ela foi encontrada em casa na praia de Pirangi, litoral sul do RN.
(24 MAR) Ex-gerente da CEF é preso por força de um mandado de prisão em Natal – Em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo Juiz Federal da 32ª Vara de Fortaleza/CE, foi preso em Natal um ex-gerente da Caixa Econômica Federal, 32, cearense, residente naquela cidade. O acusado se apresentou espontaneamente na superintendência da PF ao tomar conhecimento que era um dos alvos da “Operação Fidúcia”, deflagrada em Fortaleza, objetivando desarticular uma organização criminosa que fraudou contratos de financiamentos em agências da CEF naquele estado, com prejuízo total estimado em torno de R$ 100 milhões.
(26 MAR) Operação Salt II – A Polícia Federal deflagrou em Mossoró, Região Oeste do Estado, uma operação visando reprimir uma suposta organização que práticava de crimes tributários e lavagem de dinheiro. 15 policiais cumpriram quatro mandados de buscas e apreensão nas sedes de três empresas e na residência de um empresário do mesmo grupo que, após análise do material apreendido em 2013, vinha se utilizando de meios fraudulentos para importar máquinas industriais dos Emirados Árabes e declarar à Receita Federal, um valor subfaturado, resultando em um menor pagamento de tributos. Além da sonegação, a conduta criminosa dos envolvidos, revelou ainda, a prática de lavagem de dinheiro devido a origem ilícita dos recursos utilizados para a compra do maquinário. O nome da operação, a qual contou com o auxílio de Auditores da Receita Federal, significa ‘sal’ em inglês e se deve à atuação do principal investigado que é empresário do ramo salineiro naquela Região.
(16 ABR) PF transfere presos para a Penitenciária Federal de Mossoró – A PF transferiu de Natal para a Penitenciária Federal em Mossoró, um norte-americano, 53, que aguarda o julgamento do pedido de extradição por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e, também, um amazonense, 41, que estava recolhido na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, condenado por vários crimes, dentre eles, ter liderado no ano de 2002, uma sangrenta rebelião em um presídio de Manaus. As duas transferências visam atender situação emergencial e foram autorizadas, temporariamente, pelo Juiz Corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró.
(17 ABR) Operação Salt III – A PF deflagrou em Mossoró, a terceira fase da operação visando prender integrantes de uma organização criminosa que desde a década de 90 especializou-se em praticar delitos de sonegação fiscal, apropriação indébita previdenciária, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, com prejuízos estimados em mais de R$ 500 milhões de reais. As investigações apuraram que grupo vinha se utilizando do artifício de criar paper companies (empresas que só existem no papel), e fazia uso de laranjas para garantir o livre ingresso de receitas nos caixas de mais de 30 empresas envolvidas no esquema e que atuavam no ramo de plásticos, tecidos, combustíveis, resina, construção civil e na extração de sal. O grupo criminoso também é suspeito de promover o branqueamento de capitais ou seja, encobrir a origem dos bens e rendimentos (vantagens) obtidos ilicitamente, mediante complexo esquema de blindagem patrimonial contra as ações fiscalizadoras da Receita Federal. 50 policiais cumpriram 10 mandados de prisão.
(23 ABR) PF prende húngaro procurado pela Interpol – A PF prendeu no bairro de Ponta Negra, zona sul da capital, um empresário de nacionalidade húngara, 53, que figurava na chamada “difusão vermelha”, listagem de pessoas procuradas pela Interpol e acusado de ter cometido crimes de fraude em comércio eletrônico no seu país e também na Romênia, onde se associou a um grupo que deixava de entregar as mercadorias negociadas entre terceiros. A prisão do homem se deu em cumprimento a um mandado preventivo para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O estrangeiro era considerado um dos foragidos mais procurados da Hungria. A PF apurou que o acusado entrou no Brasil com passaporte falso, vindo da Argentina.
(11 MAI) PF apreende quase meia tonelada de drogas em Caicó – Uma operação da Polícia Federal, com apoio da PM, resultou na apreensão de 496 quilos de maconha e 1 quilo de cocaína, em Caicó e, na prisão em flagrante de um motorista de 36 anos e um vendedor de rede, 29 anos, ambos potiguares. As prisões aconteceram em um posto de combustível no bairro de Barra Nova. A maconha foi encontrada em tabletes escondida na carroceria de um caminhão baú, onde também estava um saco com cocaína. A droga vinha do Mato Grosso do Sul e seria distribuída nas regiões do Seridó e Oeste e, em parte da Paraíba. Além do caminhão, um carro de passeio também foi apreendido.
(20 MAI) Operação Araceli – A PF deflagrou no Rio Grande do Norte, uma operação destinada a repressão de crimes de divulgação de pornografia infantil através da internet. No mesmo dia, a PF também realizou a mesma operação em várias outras cidades brasileiras em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que transcorreu no dia 18 de maio, e recebeu esse nome em alusão à menina brasileira Araceli Cabrera Sanchez Crespo que foi brutalmente assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória/ES, sendo o seu corpo somente encontrado seis dias depois do seu desaparecimento com marcas de extrema violência, abuso sexual e desfigurado por substância ácida. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pelo Congresso Nacional através de Lei Federal. No RN, 60 policiais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão na capital potiguar e em uma cidade da Região Agreste do Estado.
(20 MAI) PF prende foragido da Penitenciária de Alcaçuz – A Polícia Federal, com apoio da PM/RN, prendeu em Parnamirim, um homem de 25 anos, foragido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, desde o dia 22 de abril deste ano, quando escapou com outros 34 presos, através de um túnel. A PF chegou ao paradeiro do fugitivo quando investigava uma quadrilha de assaltantes que vinha agindo contra agências dos Correios em todo o estado, sendo o preso recapturado, suspeito de pertencer ao bando.
(27 MAI) Colombiano procurado pela Interpol é preso em Natal – Um colombiano de 34 anos, foi preso em Natal em cumprimento a um mandado de extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O estrangeiro estava incluído na Difusão Vermelha da Interpol e era procurado desde 2013. Ele responde a processo criminal acusado de se apoderar e não devolver dinheiro de investidores na Colômbia, onde teria ludibriado cerca de 28 mil pessoas. A prisão do foragido aconteceu quando ele chegava em um condomínio do bairro de Candelária, Zona Sul da Capital. Ao ser abordado, apresentou documentos falsos.
(01 JUN) PF prende mais um fugitivo de Alcaçuz – A Polícia Federal, com apoio da PM/RN, prendeu na Zona Norte de Natal, um homem de 30 anos, condenado por roubo e foragido desde 22.04.2015 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta/RN. Os policiais investigavam uma quadrilha que vinha cometendo assaltos contra agências dos Correios na capital, quando avistaram o fugitivo que dirigia um automóvel no bairro de Lagoa Azul. Ele é suspeito de ter também praticado assaltos contra os Correios de cidades do litoral potiguar.
(02 JUN) PF apreende quase 900 quilos de maconha em Canguaretama – A Polícia Federal apreendeu em Canguaretama, Litoral Sul Potiguar, 893 quilos de maconha. A droga vinha de São Paulo em um caminhão carregado com material de construção. O motorista, de 50 anos foi preso em flagrante. Ao ser descarregada toda a carga, a droga foi encontrada distribuída em 527 tabletes e escondida em dois compartimentos construídos após as telhas de amianto terem sido serradas. O acusado negou que soubesse da existência da droga e alegou que deixou o caminhão em uma oficina mecânica para fazer reparos no motor e lá, “alguém” deve ter feito o carregamento.
(02 JUN) PF prende 4 suspeitos com 27 máquinas caça-níqueis – A Polícia Federal prendeu na Zona Sul de Natal, 4 homens acusados de serem responsáveis por uma casa de jogos de azar que funcionava nos fundos de um lava jato. No local, foram ainda encontradas e apreendidas, 27 máquinas caça-níqueis. Todo o material apreendido foi levado para a sede da PF, onde foi submetido a análise da perícia e constatado que parte dos componentes eletrônicos e alguns acessórios possuíam procedência estrangeira, o que caracteriza o crime de contrabando.
(08 JUN) Mulher é presa com maconha e cocaína no interior do RN – A Polícia Federal apreendeu em Goianinha, Região Leste do Estado, 29,6 quilos de maconha e 1,70 quilo de cocaína. Uma técnica de enfermagem, 22 anos, foi presa em flagrante. Ela trazia a droga de São Paulo/SP. A abordagem da acusada foi feita na BR 101 em um ônibus. Ela disse que receberia R$ 3 mil pelo transporte, mas negou conhecer seus contratantes.
(11 JUN) PF prende foragido da Justiça em velório – Preso na Zona Norte da capital, um homem de 30 anos, vulgo “Cabaré”, condenado por tráfico de drogas e foragido da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró/RN. Ele tinha um mandado de prisão em aberto expedido pela Vara de Execuções daquela cidade e foi flagrado na saída do velório de um comparsa, usando documentos falsos. O suspeito vinha sendo investigado como suspeito de participar, desde dezembro de 2014, de vários assaltos contra agências dos Correios de cidades do interior do estado, dentre elas, João Câmara, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Taipu e Japi.
(12 JUN) Homem procurado pela Justiça é preso com drogas na Grande Natal – A Polícia Federal prendeu em um condomínio de Extremoz, Região Metropolitana de Natal, um eletricista, 31 anos, acusado de tráfico de drogas. Com ele foram encontrados 277 quilos de maconha e 17 quilos de crack. Tido como de alta periculosidade, condenado por roubo e tráfico de drogas, o suspeito tinha mandados de prisão em aberto, expedidos pelas comarcas de São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Parnamirim/RN. Ele já tinha sido flagrado com 30 quilos de crack pela própria PF em 2010.
(18 JUN) Suspeito é preso com droga, arma e munições de fuzil – A Polícia Federal prendeu em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um motorista, paulista, 26 anos, flagrado com 39 gramas de cocaína, um revólver e 50 munições de fuzil. Contra ele existia, também, um mandado de prisão expedido pelo Juízo de Nísia Floresta/RN. O suspeito era investigado como sendo a pessoa que encomendou um fuzil cal. 5.56, apreendido pela PF em 28.01.2015, na posse de um taxista, em um posto de combustível de São José de Mipibú/RN. Quando abordado, o homem tentou fugir, mas foi alcançado e recebeu voz de prisão. O material ilícito foi encontrado, na sua residência durante o cumprimento de um mandado de busca.
(18 JUN) Alemão procurado pela Interpol é preso em Pipa – A Polícia Federal prendeu na Praia de Pipa, Litoral Sul Potiguar, um decorador, alemão, 67 anos, em razão de cumprimento de um mandado de prisão preventiva para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O estrangeiro era procurado em todo o mundo e está sendo processado pelo Tribunal Judicial de Erding, Alemanha, desde o ano de 2014, pela suposta prática do crime de tráfico de drogas naquele país.
(24 JUN) PF prende outro foragido de Alcaçuz e suspeito de assaltar Correios – A Policia Federal prendeu na Zona Sul de Natal, um homem de 31 anos, suspeito de praticar assaltos contra agências dos Correios no RN e foragido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. Ele estava de posse de um carro clonado e uma pistola 9mm e foi preso quando fazia compras em um supermercado.
(25 JUN) PF incinera mais de uma tonelada de drogas – A Polícia Federal, com a devida autorização da Justiça, incinerou em uma empresa de tratamento de resíduos no Distrito Industrial de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal, um total de 1.060 quilos de drogas (maconha e cocaína). O montante destruído foi resultado de apreensões realizadas em 2014/2015, nos municípios de São José de Mipibu e Canguaretama/RN e coincidiu com o encerramento da 17ª Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas comemorada em todo o país.
(01 JUL) PF prende dois homens com cocaína em Natal – Um ajudante de pedreiro, 35 anos, amazonense e um mecânico de automóveis, 35 anos, colombiano, foram flagrados em um hotel nas proximidades do Terminal Rodoviário Severino Tomaz da Silveira, na Zona Oeste de Natal, com 2,7 quilos de cocaína. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina em um ônibus procedente de São Luís/MA. Os acusados portavam duas grandes mochilas e foram seguidos pelos policiais o hotel onde se hospedaram. A droga estava costurada e camuflada em um compartimento da bagagem. Durante a autuação, o brasileiro, que já foi preso acusado de tráfico de entorpecentes, confessou a droga vinha de Manaus/AM e que receberia R$ 2 mil pelo transporte.
(23 JUL) PF prende mais um foragido da Justiça acusado de assaltar agências dos Correios – A Policia Federal prendeu em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um homem de 25 anos, foragido desde 06.04.2015 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz e suspeito de praticar uma série de assaltos contra agências dos Correios no RN. Durante as buscas na residência do acusado, foram encontradas uma pistola Cal.(.40), com a numeração raspada; 45 munições; cinco carregadores; aparelhos celulares e um automóvel.
(27 JUL) Operação Arcanjo Gabriel – Com a prisão de três suspeitos, chegou ao fim uma operação deflagrada pela PF visando desarticular quadrilhas que vinham praticando assaltos contra agências dos Correios no RN.
(29 JUL) Operação Oizus – A Polícia Federal deflagrou uma operação visando combater possível fraude em Programa Social do Governo Federal no Rio Grande do Norte. A investigação apurou que há pelo menos três anos pessoas eram cadastradas como aptas ao Bolsa-Família, contudo não chegavam a receber o benefício, uma vez que o cartão e a senha eram mantidos por terceiros. 30 policiais cumpriram 5 mandados de busca e apreensão e 4 de condução coercitiva nas cidades de Parnamirim, Maxaranguape e Natal. Na mitologia grega, o espírito Oizus personificava a angústia, a miséria e a tristeza, daí o nome da operação.
(02 SET) Operação Gênesis – A Polícia Federal deflagrou no RN e em mais 7 estados (AC, CE, MG, PE, RO, SC e TO), uma operação objetivando combater o armazenamento e a distribuição de fotos e vídeos de material pornográfico infantil pela internet. As investigações no RN foram iniciadas há oito meses através de um trabalho de inteligência que identificou contas de usuários que se utilizavam de redes sociais e de e-mails para distribuir arquivos de pornografia infantil através da rede mundial de computadores. 40 policiais cumpriram 10 mandados de busca e apreensão em Parnamirim, Natal e Mossoró. Durante o cumprimento dos mandados de busca os policiais encontraram diversos materiais de pornografia infantil armazenados em computadores e, também, sendo compartilhados pela internet, o que resultou na prisão em flagrante de 6 acusados, sendo 1 em Natal, 4 em Mossoró e 1 na capital cearense. Foram também apreendidos computadores, notebooks, aparelhos celulares, pen drives, chips e HDs.
(10 SET) PF prende no interior do RN homens procurados pela Justiça – A Polícia Federal prendeu em um assentamento de Carnaubais, Região Oeste do Estado, um pernambucano, 50 anos, foragido da Justiça e condenado por assalto contra agências dos Correios. O preso, segundo consta, integrou uma quadrilha que praticiou diversos assaltos contra os Correios das cidades de Tibau do Sul/RN e Mataraca/PB, respectivamente nos anos de 1996 e 1997. A outra prisão foi em cumprimento a um Mandado Preventivo expedido pela Justiça Federal de Goiás, quando foi preso em Itajá/RN, na Região do Vale do Assu, um homem de 41 anos, acusado do crime de contrabando cometido naquele estado.
(15 SET) Homem é preso com dois quilos de pasta base de cocaína – A Polícia Federal, com apoio da PRF, prendeu na BR 304, em Mossoró/RN, Região Oeste do Estado, um cearense, 27 anos, acusado de tráfico de drogas. Ele estava com dois quilos de pasta base de cocaína em um ônibus que tinha saído de Natal com destino a Belém/PA. O acusado, que já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas, Lei Maria da Penha e por tentativa de furto, disse que receberia R$ 500,00 caso a droga tivesse sido entregue no destino.
(19 SET) Estrangeiro procurado pela Interpol é preso em Natal – A Polícia Federal prendeu um economista, 44 anos, natural da República Eslovaca, em cumprimento a um mandado de prisão expedido para fins de extradição pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O homem figurava na chamada Difusão Vermelha da Interpol e era procurado em todo o Mundo. Ele vivia no Brasil desde 2008 e foi localizado no estacionamento de um supermercado na Zona Sul da capital. No seu país de origem, o estrangeiro é acusado de ter praticado gestão fraudulenta em instituição financeira no ano de 2001.
(07 OUT) Mulher é presa quando visitava namorado no presídio – A Polícia Federal prendeu em Parnamirim/RN, Região Metropolitana de Natal, uma operadora de telemarketing, 26 anos, acusada de envolvimento com tráfico de drogas. A ação aconteceu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Bahia. Ela estava se utilizando de documentos falsos em uma fila de “visita íntima” na Penitenciária Estadual de Parnamirim e pretendia se encontrar com o namorado que está preso e é apontado como um dos líderes de uma facção criminosa com atuação no RN. A acusada já havia sido presa pela PF em 2013 em Simão Dias/SE, numa operação que resultou na apreensão de 550 quilos de maconha.
(08 OUT) Operação Sukkar – A Polícia Federal deflagrou uma operação na Grande Natal, com a finalidade de apurar delitos contra a ordem tributária, apropriação indébita previdenciária, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, condutas essas atribuídas aos sócios e administradores de indústria de alimentos com sede neste Estado. 20 policiais cumpriram 4 mandados de busca e apreensão em empresas e endereços residenciais. As investigações, que duraram um ano, apuraram que foi constituído um pool de empresas, pertencentes a familiares dos investigados para movimentar recursos não contabilizados pela indústria investigada, em prejuízo ao Erário. Haviam fortes indícios de que as exportações realizadas eram subfaturadas e parte do pagamento feito em conta bancária mantida clandestinamente no exterior e sem o conhecimento das autoridades brasileiras. O operação contou com apoio de auditores da Receita Federal e o nome “Sukkar” (açúcar em árabe) fez alusão ao ramo de atividade da empresa investigada.
(14 OUT) Operação Delirium – A Polícia Federal deflagrou uma operação visando combater o tráfico de drogas na Região Metropolitana de Natal. 20 policiais cumpriram 4 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão temporária e 1 mandado de condução coercitiva, todos em bairros da Zona Sul e apreendidos 21 quilos de maconha; 50 gramas de cocaína e 633 comprimidos de ecstasy. A investigação teve início há cinco meses e foi batizada com esse nome tendo em vista que os investigados estão envolvidos principalmente com o tráfico de drogas sintéticas, em especial ecstasy e metanfetamina.
(17 OUT) Equatoriano é preso tentando burlar prova da UFRN – A Polícia Federal prendeu no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, um equatoriano, 26 anos, acusado de uso de documento falso. O homem fazia um teste de proficiência em língua inglesa e utilizava documentos falsos se passando por um brasileiro nascido em MG.
(22 OUT) Operação Gênesis II – A Polícia Federal deflagrou no Rio Grande do Norte e em mais 7 estados (AL, CE, ES, GO, MA, PE e RR), a segunda fase da operação objetivando combater a distribuição de pornografia infantojuvenil pela internet. As investigações no RN foram iniciadas há quase um ano através de um trabalho de inteligência que identificou contas de usuários que utilizam as redes sociais, serviços de e-mails e de armazenamento de arquivos para distribuir fotos e vídeos de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. 62 policiais da Superintendência de Natal e da Delegacia de Mossoró, cumpriram 13 mandados de busca e apreensão na capital potiguar e em Parnamirim e Canguaretama.
(25 OUT) Candidato ao ENEM é preso por fraude em Natal – A Polícia Federal prendeu em flagrante em uma universidade particular na Zona Sul de Natal, um técnico administrativo, cearense, 28 anos, suspeito de utilizar artefato eletrônico durante a realização da prova do ENEM. A ação aconteceu quando o suspeito retornava do banheiro faltando poucos minutos para o encerramento do certame. Durante a revista pessoal foi encontrado sob suas vestes, um fio ao redor do pescoço que descia pelo corpo acoplado em um equipamento eletrônico e chegava até ao interior do seu tênis, onde era ligado em um aparelho celular.
(27 OUT) Comerciante é preso por crime de descaminho em Mossoró – A Polícia Federal flagrou no bairro de Santo Antônio, em Mossoró/RN, Região Oeste do estado, uma comerciante, 26 anos, acusada do crime de descaminho. Ela estava de posse de mercadorias de origem estrangeira sem a devida comprovação de importação. A prisão aconteceu durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal. Foram apreendidos 234 óculos, 30 vidros de perfume, 18 bolsas, 4 telefones celulares, 2 GPS, além de roupas, cintos, carteiras de cédulas e acessórios para aparelhos eletrônicos. A mulher disse ainda que toda a mercadoria encontrada em seu poder era adquirida e enviada por uma pessoa da sua família que mora na Europa.
(18 NOV) Ex-servidor do INSS é preso em Natal – A Polícia Federal prendeu um ex-funcionário do INSS, 50 anos, condenado por estelionato. Contra ele, existiam três mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal/RN. O crime que levou a sua condenação foi praticado no período de 1996 a 1998, quando ele era lotado em uma agência no bairro do Alecrim. Valendo-se do cargo que exercia, ele atuou de maneira fraudulenta para que inúmeros benefícios irregulares fossem concedidos.
O ex-funcionário foi localizado na Zona Norte quando chegava para trabalhar em uma escola particular.
(07 DEZ) Três homens são presos com 22 quilos de crack no RN – A Polícia Federal, com apoio da PM/RN, prendeu em Nísia Floresta, na Região Metropolitana e em Lajes, distante cerca de 130 km da capital, três cearenses, acusados de tráfico de drogas. Com eles, foram apreendidos 22 quilos de crack. Há meses, a PF recebeu informações de que um dos homens mais procurados do estado do Ceará, acusado de homicídios e com vários mandados de prisão em aberto, estaria residindo na Grande Natal, onde possivelmente traficava drogas, o que foi confirmado com a sua localização em um sítio no Distrito de Pium. Um dos acusados foi preso com a ajuda na PM na BR 304 e estava com 5 quilos de crack. Os outros dois estavam no sítio onde foram encontrados mais 17 quilos e três veículos. A droga estava dentro de uma bolsa, enterrada no quintal da casa.
(08 DEZ) Operação Thanatus – A Polícia Federal deflagrou uma operação na Região Metropolitana de Natal visando desarticular uma organização criminosa composta por 15 pessoas, dentre as quais, 10 policiais militares suspeitos de se associarem para cometer homicídios em atividade de grupo de extermínio. As investigações foram iniciadas há sete meses e conseguiram apurar cerca de 16 assassinatos praticados no período de 2011 a 2015. As mortes, todas com características de execução, foram motivadas por dívidas decorrentes do tráfico de drogas, vingança e encomendadas em troca de dinheiro. O inquérito também apurou o cometimento de outros crimes, como: extorsão, comércio ilegal de arma de fogo e munições, invasão de domicílio e tortura. Durante a operação, que contou com a colaboração do Ministério Público Estadual e apoio do BOPE e BPCHOQUE, 165 policiais federais cumpriram 25 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão preventiva. O nome Thanatus vem da mitologia grega e significa a “personificação da morte”.
(08 DEZ) PF faz nova apreensão de crack no sítio dos cearenses – Um dia após apreender 22 quilos de crack e prender três cearenses em flagrante por tráfico de entorpecente, a PF voltou no dia seguinte ao sítio no Distrito de Pium, em Nísia Floresta, Região Metropolitana de Natal e após novas buscas no quintal daquela residência encontrou mais 15 quilos de crack que estavam também enterrados, além de 15 quilos de fenacetina (composto que é diluído na fabricação de crack e cocaína), uma balança de precisão, formas plásticas e munição de fuzil cal 7,62.