Cruzeiro do Sul, AC, 29 de abril de 2025 04:05

PF apreendeu quase R$ 400 mil na Operação Algibeira no combate ao abuso do poder econômico

Compartilhe

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

Na Operação Algibeira, desencadeada nesta quarta-feira (28), em Rio Branco, com a finalidade de coibir a prática de abuso do poder econômico e político durante o período eleitoral, por meio da utilização indevida de dinheiro durante as eleições a Polícia Federal (PF) cumpriu três mandados judiciais de busca e apreensão em desfavor de correligionários.

Durante as investigações, que tiveram início em setembro de 2022, identificou-se a presença de operadores de dinheiro, que, no período pré-eleitoral guardavam quantias em espécie em determinado “bunker”, com a finalidade de, posteriormente, dar suporte a eventuais candidatos e campanhas políticas.

No decorrer das investigações foi possível constatar que indivíduos armazenavam altas quantias em seus bolsos e deixavam o local, inúmeras vezes ao dia, com volumes em suas roupas, em razão das grandes quantias em espécie que

Os envolvidos responderão pelos crimes de corrupção eleitoral, art. 299, e falsidade ideológica, art. 350, ambos do Código Eleitoral, assim como Lavagem de Dinheiro, art. 1º da Lei 9.613/98, que somados poderão resultar em até 20 anos de prisão.

O codinome empregado na Operação Policial, faz referência ao método mais utilizado pelos investigados na tentativa de retirar de forma discreta os recursos em espécie armazenados no imóvel alvo de buscas.

plugins premium WordPress