Por Gledisson Albano
Cães farejadores encantam alunos em semana de palestras educativas na Escola Dom Henrique Ruth
Durante toda a semana, a Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth foi palco de uma série de palestras educativas promovidas pelo projeto “Polícia na Escola”, iniciativa da Polícia Militar que visa conscientizar e prevenir os alunos sobre temas cruciais para a sociedade.
A coordenadora de ensino da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Rocinete Santos, destacou a importância da parceria entre a educação e a segurança. “A Escola Dom Henrique Ruth, nesse primeiro piloto, foi a escola selecionada, e essa parceria entre a educação e Polícia Militar do Acre só tem a reforçar valores, a contribuir com a educação também dos nossos alunos. Foi uma semana de palestras, uma semana de conhecimento, que vai desde a Lei Maria da Penha até infrações de trânsito e outras situações,” afirmou.
Diversos temas foram abordados durante as palestras, incluindo violência doméstica, tratada pela Patrulha Maria da Penha, trânsito, uso de drogas e saúde, com foco em doenças sexualmente transmissíveis. Nesta sexta-feira, o que chamou a atenção dos alunos foi a presença de cães farejadores, que participaram de uma demonstração do trabalho da Polícia Militar. Os estudantes puderam interagir com os animais, proporcionando uma experiência prática e educativa.
Júlia Helena Silva, estudante, relatou sua experiência: “Ah, eu estou achando muito boa, principalmente eles mostrando como é o trabalho dos cachorros na procura de drogas. O cão é um animal que muita gente adora, ama. E aqui estamos vendo a importância deles na segurança, fazendo apreensão de droga. Eu estou gostando muito porque eles estão nos informando como é o trabalho deles, estão mostrando tudo.”
O tenente-coronel Edvan Rogério, comandante da Polícia Militar na região do Juruá, destacou que a iniciativa visa não apenas educar, mas também aproximar a polícia da comunidade escolar, melhorando o comportamento dos estudantes e prevenindo possíveis infrações. “É uma parceria que já vem de longos tempos. Nós temos vários projetos que trazemos para as escolas e este PMAC na escola, na primeira escola contemplada que é a Dom Henrique Ruth. É uma extensão que estamos levando para todos os municípios do interior do estado e aqui em Cruzeiro do Sul nós estreamos. É a primeira vez que acontece esse projeto PMAC específico na escola.”
A expectativa é que a parceria com a coordenação de Rio Branco possa ser estendida a outras escolas, ampliando o alcance e beneficiando mais alunos no Vale do Juruá.