Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 00:26

Parceria entre Secretaria de Educação e Rádio Verdes Florestas amplia transmissão de audioaulas no interior do Juruá.

Compartilhe

Por: Rubiluci Almeida 23/06/2020

A crise gerada a partir da pandemia de Covid-19 vem exigindo mudanças e adequações em diversos setores da sociedade. Uma das principais áreas atingidas, a Educação enfrenta grandes desafios nesse período. Diante disso, o governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual da Educação, Cultura e Esportes (SEE), desenvolveu e implantou nesta segunda-feira , 22, o Programa Escola em Casa.

Foto: Cedidas

O programa visa transmitir através de rádio, tv e internet, aulas EAD(Educação a distância), onde todos os alunos da rede pública de ensino, poderão acompanhá-las pelos meios de comunicação que abrangem a maior parte da população, facilitando a continuação do ano letivo, neste periodo de restrições.

Em parceria com o Projeto, a rádio Verdes Florestas disponibiliza ferramentas para veicular audioaulas voltadas aos estudantes da rede pública estadual que residem no interior do Vale do Juruá, em especial os da Educação do Campo (zona rural).

Dom Flávio Giovenale: Foto cedidas

Para o Bispo da Diocese, Dom Flávio Giovenale, o projeto é fundamental diante do cenário vivido. “Essa ação é de suma importância para o momento em que vive o alunado dos municípios do Juruá, por isso não medimos esforços para abraçar a ideia. Disponibilizamos espaços na Rádio Verdes Florestas para que os alunos, em casa, possam diariamente estar em contato com as  necessidades básicas de ensino”, salientou Dom Flávio.

As audioaulas são  transmitidas também, para todo o interior do estado pelo Sistema Público de Radiodifusão, por meio da Rádio Aldeia (FM) e Rádio Difusora Acreana (AM), contemplando alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio da rede estadual.

Ruth Bernardino: Foto cedidas

A coordenadora do Núcleo de Educação em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, explica que o objetivo é garantir o vínculo com os alunos até a hora em que seja possível retomar as aulas. “Desde que as aulas presenciais foram suspensas, o secretário Mauro Sérgio e toda a equipe da SEE se debruçaram sobre os decretos estaduais para traçar ações. Buscando referências, analisando a situação, entendendo as dificuldades das famílias acreanas e encontrando formas de superar e minimizar os prejuízos socioeducacionais”, explicou.

Os representantes da Secretaria de Educaçao estão em contato contínuo com o Conselho Estadual de Educação e todas as ações seguem a Base Nacional Comum Curricular.

“O trabalho que nossos professores vêm desempenhando na internet está sendo muito bem feito. Nós vemos os esforços e a dedicação. Mas, recebemos mensagens de mães e pais que falam da dificuldade de acesso à internet. Por isso, os outros meios de comunicação, inclusive a rádio. Uma opção que tem uma grande abrangência, inclusive na zona rural. Aqui, queremos fazer um agradecimento ao Bispo Dom Flávio, que disponibilizou a Rádio Verdes Florestas e permitiu essa parceria”, completou Ruth.

Todas as aulas foram planejadas com orientações sobre os recursos midiáticos, a seleção de professores com habilidades nesses recursos e apresentação de seus planos de trabalho. Assim como, a organização dos módulos/tempos destinados para cada etapa e modalidade, distribuídos de acordo com os componentes curriculares de ensino.

O professor também deve, ao final das videoaulas e audioaulas, passar atividades que serão desenvolvidas pelos alunos em casa. Estas atividades serão computadas como tempos letivos para todos os estudantes.