Por Assessoria de Comunicação
A parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Governo do Estado garante água de qualidade nas torneiras das casas dos cruzeirenses. O trabalho já garantiu 70 poços, 36 quilômetros de extensão da rede de distribuição de água, beneficiando 30 mil famílias. E a expansão da rede segue com objetivo de alcançar todos os bairros e localidades do município.
A ação conjunta entre os executivos estadual e municipal, é um exemplo de como a colaboração intergovernamental pode não apenas ampliar a infraestrutura necessária, mas também gerar economia significativa para o setor público e impactos sociais positivos. Essa união de esforços garante a otimização de recursos e a maximização dos resultados, beneficiando diretamente a população com serviços essenciais como o abastecimento de água potável.
A comunidade localizada atrás do Polo Moveleiro, na Boca da Alemanha será a próxima beneficiada. O anúncio foi feito na última segunda, 20, pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, no local. Na ampliação de rede para a comunidade atrás do polo moveleiro serão cerca de 750 metros para atender inicialmente de 35 a 40 famílias. Para esta ação, o governo do estado vai ceder equipamentos e materiais enquanto a prefeitura ficará responsável pela mão de obra.
“É importante a gente estar aqui para anunciar coisas boas, que vêm quando a gente se junta. A vontade do presidente (do polo moveleiro) de trabalhar, a liderança que vocês têm do Fabiano e outros, o Governo do Estado que vem nos ajudar e a nossa equipe que vai entrar. Então, a gente declara hoje aqui que a gente vai dar ordem de serviço nessa água aqui, nessa comunidade que há muito tempo vocês já esperavam”, garantiu.
“O prefeito está disponibilizando essa água, que para nós é um sonho que está se realizando e a gente agradece de coração a todos vocês,” diz Fabiano com esperança e gratidão.
Desde 2020, uma parceria entre a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Governo do Estado do Acre, por meio do Sanacre — Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre, tem transformado a infraestrutura de abastecimento de água da cidade. Com o suporte contínuo do prefeito Zequinha Lima, a colaboração já resultou na instalação de 36 mil metros, 36 quilômetros de rede de abastecimento de água em Cruzeiro do Sul.
O gestor da Sanacre, Braz Pedroza, explica como a parceria tem possibilitado a ampliação da rede. “Sem a parceria com a prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul, o Sanacre seria incapaz de realizar pequenos serviços hoje. Esse nosso apoio aí é mais logística de pessoal e a prefeitura está bancando tudo isso, ela está entrando com o material, com o maquinário. Hoje, quando você vê o serviço sendo efetuado aqui em Cruzeiro, na correção de rede, sempre está o maquinário da prefeitura e o pessoal da prefeitura”, relata Pedroza.
O prefeito Zequinha Lima diz que o serviço de expansão de rede não para. E quer alcançar todos os bairros e localidades.
“A gente tem hoje um sistema de água alternativa da prefeitura com mais de 45 poços artesianos, são sistemas alternativos funcionando. Nós temos uma outra parte que é do Saneacre, principalmente a região central da cidade e vários bairros de Cruzeiro do Sul. Mas nós temos ainda locais que ainda a água tem dificuldade de chegar e estamos trabalhando para não deixar ninguém para trás. E o importante é que o cidadão vai ter a água na torneira da sua casa chegando, principalmente no período de verão, que é um período de dificuldade. Além disso, a gente tem feito vários sistemas alternativos de água na zona rural, em pequenas comunidades. E onde a gente constrói uma escola, faz ali um poço artesiano, que serve também para a comunidade. Então é trabalhando dessa forma que a gente vai também resolvendo muitos problemas. Estamos garantindo água limpa, pura. A gente tem tratado a sério essa questão e muitas coisas têm sido feitas em parceria com o governo do estado”, destacou o prefeito Zequinha Lima.
A prefeitura mantém regularmente 53 sistemas isolados de abastecimento que atendem os bairros desde o Aeroporto Velho até o Rio Liberdade. “A prefeitura hoje tem um vínculo com o estado, como nunca houve antes. Um laço onde cedemos materiais e equipamentos. É uma parceria que tem dado certo”, disse José Francisco da Rocha, conhecido como Zé da Água, servidor da secretaria municipal de obra.
Quem passou por dificuldades e agora tem água farta na torneira de casa, relata alívio. Luana do Nascimento, moradora do bairro São José, compartilha como a chegada da água encanada transformou a vida da comunidade.
“Vem mudando bastante, porque antes não tinha, né? Aí os vizinhos pegavam da cacimba, dos outros. Era muito ruim para todos. Agora tudo está melhor, com a água encanada, para todo mundo a água limpa. É importante ressaltar que a água é limpa e vem próprio para o consumo,” relata. Ela também destaca as melhorias na saúde: “As crianças tinham doenças, pegavam muita bactéria, viviam com o corpo todo cheio de coceiras e isso mudou. Tudo está mudando depois que eles começaram a tomar banho da água encanada, está melhorando. Então a comunidade inteira só tem a agradecer”, pontou Luana expressa sua gratidão ao prefeito Zequinha Lima e ao governador Gladson Cameli por esse significativo avanço.
Jayane Souza, moradora da Boca da Alemanha em uma área recentemente integrada à rede de abastecimento, também ressalta os impactos positivos da nova rede de água. “É uma coisa muito boa, para a gente do bairro, porque a gente trabalha o dia inteiro e a água só chegava água dia de sexta e terça para nós aqui no bairro. Duas vezes por semana. E a gente não conseguia a maioria das vezes pegar água. E quando a gente conseguia era água suja. E eu, como estou gestante, a gente precisava muito de uma água limpa, né? A gente precisava comprar água para gente poder beber. E agora facilitou muito para nós aqui no bairro. Além de se melhorar nos afazeres de casa, também o acesso à água limpa traz saúde,” explica Jayane.
A parceria entre governo e prefeitura se dá também em ações educativas para evitar o desperdício no consumo de água.
“Por exemplo, a gente está trabalhando hoje o uso consciente da água nas escolas, um trabalho educacional. Começamos aqui na Escola São José, fomos para o Colégio Militar, na Escola Madre Adelgundes Becker, aqui no Miritizal. E a gente pretende continuar esse trabalho, nessa parceria com a prefeitura, inclusive na parte educacional, como eu estou falando, com esse apoio que a prefeitura tem nos dado,” destaca Braz Pedroza sobre a dimensão educativa da parceria.
Em Cruzeiro do Sul, 80% da água que chega às residências é de poços feitos pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre e prefeitura de Cruzeiro do Sul. Só 20% são captados no Igarapé São Salvador pelo Saneacre.