Por Jairo Carioca
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE), iniciou a elaboração de uma agenda conjunta com o objetivo de elevar o perfil de inovação tecnológica, interiorizando conhecimentos em todo o estado. A proposta foi pauta de uma reunião de trabalho com o Departamento de Inovações Educacionais e Mídias Digitais da SEE, na manhã desta sexta-feira, 11, em Rio Branco.
O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou a importância da aproximação das entidades públicas na elaboração de estratégias com a finalidade de aprimorar o ecossistema de Inovação, com base em experiências bem-sucedidas.
“Temos o interesse em promover o avanço do conhecimento na busca da promoção de sinergias para a inovação e o enfrentamento dos desafios que podem contribuir com o desenvolvimento do estado”, acrescentou Mesquita.
Educação e Seict executam o primeiro trabalho conjunto na edição do “Viver Ciência”, programada para os dias 21 e 22 de novembro deste ano, na Escola Armando Nogueira. A cooperação assume uma gama de formas que vão desde acordos de transferência de tecnologia, até o desenvolvimento de pesquisas nas áreas científicas.
A convite do chefe do Departamento de Inovações Educacionais, Anderson Melo, Mesquita visitou o laboratório de robótica, conhecendo projetos desenvolvidos por estudantes da rede pública, destacando a importância em ações voltadas à modernização de equipamentos tecnológicos usados na formação dos estudantes.
“Tem muitas experiências bem sucedidas que podem se transformar em futuros negócios. Vamos unir forças para potencializar tanto a parte pedagógica, que fica a cargo da SEE, como a inovação, que é nossa expertise. A robótica tem grande aplicação na produção industrial”, observou o gestor da Seict.
Qualificação digital – outra ação que visa o aprimoramento de conhecimento dos alunos é o Polo Digital. Uma proposta de parceria será estabelecida entre o Núcleo de Qualificação da Seict e as escolas estaduais que possuem laboratório de informática, para a realização de cursos profissionalizantes.
“Levaremos nossa plataforma de cursos na área presencial e EAD, com mais de 600 opções de qualificação, melhorando o currículo dos alunos e possibilitando uma profissão para eles concorrerem com mais chances no mercado de trabalho”, garantiu Assurbanipal Mesquita.
Participaram da reunião o coordenador do Centro de Divisão de Inovações Educacionais, Eliomar Amorim; a coordenadora do Viver Ciência, Ane Cristina Paiva; e o assessor do Departamento de Inovação, Mustafa Said.
Fonte agencia.ac.gov.br