Cruzeiro do Sul, AC, 23 de novembro de 2024 21:40

Para garantir abastecimento de água em Manoel Urbano, Saneacre instala nova estação de tratamento durante revitalização da unidade principal

Compartilhe

Por

Aproveitando a chegada do verão e se antecipando ao período de estiagem, o governo do Acre, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saneacre), concluiu nesta segunda-feira, 10, a instalação de uma nova estação de tratamento de água (ETA) compacta em Manoel Urbano. A estrutura foi montada para garantir o abastecimento da cidade enquanto a autarquia realiza obras de revitalização na estação principal.

A estação de tratamento compacta será provisória, mas não diminuirá a quantidade de água distribuída. Foto: cedida

De acordo com o presidente do Saneacre, José Bestene, as obras deverão recuperar a potencialidade de produção da unidade principal de tratamento e distribuição de Manoel Urbano. “É uma obra essencial para que a estação aberta possa atingir sua capacidade máxima, de modo a suprir as necessidades de toda a população. A gestão Gladson Cameli definiu como prioridade toda obra envolvendo os serviços de tratamento e distribuição de água, antecipando-se a uma eventual queda drástica no nível dos reservatórios nesta temporada de verão”, observou Bestene.

Com capacidade de tratamento de 30L\S, a ETA supre a média de consumo da população de Manoel Urbano. Foto: cedida

O diretor de Operações do Saneacre, Alan Ferraz, explicou que a ETA compacta dará total tranquilidade à população enquanto a estação principal estiver em obras. “Vamos revitalizar a estação principal, para poder equalizar sua capacidade de tratamento, pois a mesma já não estava mais produzindo em limite máximo. Enquanto isso, a ETA compacta estará em funcionamento, para não parar a distribuição”, afirmou. Ambas as estações são projetadas para tratar 30 litros de água por segundo.

Bestene lembra que os recursos provenientes da arrecadação tarifária são fundamentais para que a autarquia avance nos sistemas de tratamento e distribuição de água, beneficiando toda a população.

Fonte agencia.ac.gov.br