Por: Danna Anute
A ouvidoria é uma peça fundamental no serviço público, pois contribui para a melhoria dos serviços das instituições. No Brasil, o sistema de ouvidorias foi criado a partir da lei federal 13.460, de 2017.
Por isso, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), atendendo à legislação, solicitou, esta semana, apoio da representação da Controladoria-Geral da União (CGU) no Acre, que auxilia os órgãos na utilização de uma plataforma integrada específica para receber as demandas dos cidadãos e registrar o fluxo do serviço, a FALA.BR.
“O representante da CGU veio capacitar os trabalhadores da Ouvidoria e contribuir com a dinâmica dos serviços na Fundhacre, através da plataforma digital. Esse canal é um instrumento de participação da população e promove a qualidade da comunicação entre instituição e sociedade”, afirma Socorro Lima, ouvidora da Fundhacre.
“A CGU tem uma interação com os órgãos, na medida que auxilia na melhora da administração pública, por meio de possibilidades tecnológicas, como o FALA.BR. Esse sistema registra todas as informações de que o usuário necessita, bem como sugestões, solicitações e demais observações”, explicou o representante da CGU, Nilberto Mendes.
As ações desenvolvidas pela Ouvidoria da Fundhacre estabelecem uma relação mais próxima entre pacientes e os profissionais de saúde, o que otimiza o trabalho realizado mediante solicitações, questionamentos, dúvidas, reclamações, elogios e esclarecimentos a respeito dos serviços prestados e protocolos de atendimento.
Fonte agencia.ac.gov.br