Por Lygia Gomes
O presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Alírio Wanderley, e a diretora de ensino, Mara Lima, reuniram-se nesta quinta-feira, 20, com o coordenador de Educação, Cultura e Esportes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Henrique Costa, e com a chefe da Divisão de Educação Prisional do Iapen, Margarete Frota. O encontro foi na sede do Ieptec, em Rio Branco.
A Senappen é um órgão federal vinculado ao Ministério da Justiça que tem um olhar para o sistema penitenciário como um todo. “O objetivo da nossa visita ao Acre é conhecer os espaços educacionais nas unidades prisionais. Aproveitamos para conhecer o trabalho do Ieptec”, declarou Costa.
“O Ieptec qualifica os presos, custodiados, monitorados, egressos ou quem cumpre pena alternativa. O Ieptec já assiste esse público dentro do programa Novo Olhar, e minha esperança é que a Senappen também seja um órgão colaborador e incentivador nesse processo”, afirmou Margarete.
O Novo Olhar é um projeto do Ieptec lançado a pouco mais de um mês, e que deve ser executado em 4 anos. A iniciativa deve contemplar mais de 1.900 pessoas privadas de liberdade, com a oferta de 30 cursos profissionalizantes. “A maior satisfação que sentimos é poder fornecer meios das pessoas conseguirem seu próprio sustento através do trabalho, e, aos poucos, estamos levando a educação profissional para os que precisam”, disse Alírio.
Além do Novo Olhar, o Ieptec também trabalha em outro projeto que pretende beneficiar 1.000 mulheres com cursos nas áreas de estética, beleza e costura. “Essas mulheres também vão receber os insumos necessários para dar início ao seu próprio negócio. Estamos buscando recursos para tirar esse projeto do papel”, disse Mara Lima.