Por Eduardo Gomes
Uma das atrações mais esperadas pelo público na programação da Expoacre é a tradicional Cavalgada. Na capital, a festa vai tomar as principais vias do Segundo Distrito, tendo como um dos principais pontos de concentração o Calçadão da Gameleira.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar (PMAC) atuarão de maneira coordenada no apoio às ações da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans).
Quem fizer o percurso em seu cavalo, sairá da Rodovia AC-40 rumo ao Parque de Exposições Wildy Viana. Os que forem em seus quadriciclos sairão da Rua 24 de Janeiro, próximo à escola Maria Angélica, e os motoristas dos jipes partirão da frente da Tentamen, vindos da Gameleira.
Interdições e bloqueios na concentração
Quem precisar se deslocar pela região, deve ficar atento às interdições, pois o tráfego pelas Ruas 24 de Janeiro e Senador Eduardo Asmar estará interrompido, já que os participantes da Cavalgada se concentrarão nesses espaços.
Quem sair da Ponte Juscelino Kubitschek (Metálica) deverá, obrigatoriamente, converter à esquerda e seguir pela Rua Seis de Agosto. Os motoristas que vierem pela AC-40, sentido Centro, devem seguir rumo à Ponte Coronel Sebastião Dantas.
Interdições e bloqueios Durante a Cavalgada
Quando a Cavalgada se iniciar, a Avenida Doutor Pereira Passos será interditada e os veículos que precisarem se deslocar pela AC-40, sentido Senador Guiomard, deverão seguir pela Rua Seis de Agosto até a Avenida Amadeo Barbosa, de onde poderão continuar o trajeto.
Todas as vias no entorno do trajeto da Cavalgada, passando pelos bairros Quinze, Triângulo Novo, Triângulo Velho e Taquari serão parcialmente interditadas e liberadas posteriormente.
Na altura do Posto Trimania, os veículos que saírem do Bairro Triângulo poderão cruzar a pista de maneira ordenada, quando autorizado pelos agentes de trânsito. As demais rotatórias no percurso estarão totalmente interditadas.
Quem estiver no Taquari e precisar se deslocar ao Centro, por exemplo, deverá seguir pela Rua Baguari até o Bairro Quinze e, posteriormente, ao Triângulo, onde poderá cruzar a Via Chico Mendes para acessar a Amadeo Barbosa.
Divisão de pista na Via Chico Mendes e AC-40
No trecho da Via Chico Mendes, na altura do Posto Amapá até o Posto de Fiscalização da Corrente, haverá circulação em duplo sentido na pista da esquerda, contrária ao percurso da Cavalgada. Quem vier para o Centro segue pela Amadeo Barbosa, no Bairro Areal, e quem for a Senador Guiomard vai acessar à AC-40 normalmente.
Na AC-40, a partir da Paranorte, os condutores podem seguir viagem pela pista da esquerda, pois a estrada terá seu sentido alterado. Quem se desloca no sentido Centro deve acessar o recuo em frente ao Parque de Exposições e converter à direita na Rua Francisco Correia, que dá acesso à BR-364, de onde poderão retornar à Via Chico Mendes.
Fonte agencia.ac.gov.br