Por Lilia Camargo
A espera para mais de 40 pacientes que aguardavam na fila para realização de cirurgias eletivas acabou. Neste final de semana, dando continuidade ao programa Opera Acre, o governo realiza novos mutirões nos municípios de Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul e Tarauacá/Envira, simultaneamente.
A chefe da regulação de cirurgias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Shirley Nascimento, explica que nesta edição continuam sendo mantidas as cirurgias ginecológicas no Juruá e de proctologia em Senador Guiomard.
“Em Taraucá, as 25 pacientes que aguardavam cirurgias de laqueadura já passaram pelo procedimento na semana passada zerando completamente a fila de espera. Já neste fim de semana estamos realizado 24 cirurgias gerais ”, informou a gestora.
Idaiane Conceição, mãe do pequeno Kauan Alves, de 2 anos, comemorou a realização da cirurgia do filho, feita no hospital Sansão Gomes, em Tarauacá. Kauan aguardava na fila de espera para retirada de um cisto na região genital e pôde fazer o procedimento sem precisar se deslocar para Rio Branco.
“A viagem para a capital traria custos que fugiriam do meu orçamento. Quando recebi a notícia que fariam o procedimento aqui, fiquei muito feliz, além de cômodo, ele está perto da família e logo vai estar em casa”, comemorou a mãe.
Após o período de pandemia, o programa Opera Acre foi retomado oficialmente em meados do mês de março de 2022 e até dezembro do mesmo ano, mais de 10 mil pacientes já haviam sido alcançados. Em 2023, só nos primeiros 100 dias de gestão, a previsão é de chegar à 2,5 mil pessoas.
“Estamos unindo todos os esforços para que os mutirões continuem, e fazer com que essas cirurgias se tornem algo rotineiro no Acre. Estive em Brasília, onde junto ao governo federal conseguimos pactuar uma portaria na qual foi destinado R$ 2,5 milhões para exames, consultas e procedimentos para a realização dos mutirões de cirurgias, com certeza teremos grandes avanços”, finalizou o secretário da pasta Pedro Pascal.