Gestores dos 22 municípios do Estado do Acre foram convidados para participar da oficina Amazônia Legal sem Resíduos Sólidos, que será realizada nos dias 9 e 10 de julho, no auditório da Secretaria de Fazenda do Estado do Acre. A proposta do encontro é fortalecer a responsabilidade compartilhada dos gestores municipais e da sociedade civil, a fim de garantir a saúde pública e a qualidade ambiental.
Na ocasião serão identificados os principais agentes atuantes na gestão municipal de resíduos sólidos. O projeto conta com o apoio e organização local da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e será conduzido pela equipe do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).
A partir dessas oficinas, que também serão realizadas em outros Estados que compõem a Amazônia Legal, serão identificadas as melhores soluções tecnológicas e ambientalmente adequadas para a destinação final dos resíduos sólidos. Estas medidas estão inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que compõem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Por: Katiúscia Miranda