Por Wellington Mota
Três oficiais da Polícia Militar do Acre (PMAC) viajaram a São Paulo (SP) com o objetivo de fazer o Curso de Especialização Profissional em Policiamento de Trânsito Urbano I/2023. Durante aproximadamente 30 dias, os militares participaram da capacitação realizada pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran/PMESP) na capital paulista.
A distância de aproximadamente quatro mil quilômetros foi uma das dificuldades encontradas pela tenente-coronel Cristiane Soares e os tenentes Adno Silva e Rezende Tavares. Os acreanos integram a turma de 33 oficiais, provenientes também dos estados de São Paulo, Amapá e Paraná, que concluíram a jornada de conhecimentos e trazem na bagagem o brevê, o certificado e as experiências adquiridas.
Comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) do Acre, a tenente-coronel Cristiane Soares destacou a importância da capacitação. “A troca de experiências e o aprendizado avançado foram fundamentais. Cenários práticos, desafiadores, e debates entre colegas de quatro estados do país ampliaram nossa estratégia para lidar com os complexos desafios do tráfego urbano”, disse.
Com 188 horas-aula, o curso é dividido em matérias teóricas, como legislação de trânsito, segurança de trânsito e técnicas de policiamento de trânsito urbano, associadas à parte prática oferecida aos alunos. O curso também possibilitará maior capacitação da tropa, pois os militares buscarão disseminar os conhecimentos adquiridos.
Também está prevista para o próximo dia 11 de setembro a ida de dois policiais militares para a 11ª edição do Curso de Especialização em Policiamento de Trânsito Rodoviário (CEPTR) na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), além da formação de mais dois profissionais no III Curso de Radiopatrulhamento Tático Rodoviário na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Fonte agencia.ac.gov.br