Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 20:27

OCA realiza parcerias e promove ações de conscientização e combate à violência contra a mulher

Compartilhe

Por  Bruna Kéren

A Organização em Centros de Atendimento (OCA), a Patrulha Maria da Penha, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e a Delegacia da Mulher se uniram, durante o mês de agosto, em uma série de ações voltadas para a conscientização e combate à violência contra a mulher. O “Agosto Lilás na OCA” buscou não apenas sensibilizar os servidores, mas também conscientizar a população sobre o tema.

OCA promove ação de conscientização sobre o Agosto Lilás. Foto: Ascom/OCA

Durante o mês, as unidades de Rio Branco e Brasileia promoveram conscientização por meio de palestras e panfletagem sobre “Prevenção à Violência Doméstica e Familiar”, em parceria com a Patrulha Maria da Penha. Para o sargento Souza Neto, “essas ações são importantes porque informam sobre a variedade de violências que existem como a patrimonial, moral, psicológica e física, além da importância da medida protetiva”.

A Central de Rio Branco recebeu também o projeto “Escuta MPAC: com lupa de gênero”, que teve como objetivo fazer uma escuta empática de mulheres. Além disso, a série de palestras teve continuidade nas outras unidades, como em Xapuri, onde a delegada de Polícia Civil Michelle da Costa ressaltou a importância da conscientização. E, na sequência, a OCA Cruzeiro do Sul recebeu uma palestra que tratou de todos os tipos de violência contra as mulheres.

Delegada de Polícia Civil, Michelle da Costa, palestrando para servidoras na OCA Xapuri. Foto: Ascom/OCA

A ação demonstra a importância dessas parcerias para combate à violência contra as mulheres. “Somente com a união de esforços de todos os órgãos poderemos empoderar mulheres sobre seus direitos e ter resultados no combate a todos os tipos de violência. A OCA apoia e trabalha em causas importantes como essa. É nosso papel também, já que atingimos uma grande parcela da população, que vem em busca de serviços, ou os próprios agentes públicos”, ressalta a diretora da OCA, Fran Brito.