Por Ludymila Maia
A Organização em Centros de Atendimento (OCA), em resposta à solicitação da desembargadora Regina Ferrari, presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), promoveu nesta terça-feira, 25, e quarta, 26, em Rio Branco, um curso sobre política de atendimento ao cidadão, voltado aos servidores do órgão que atuarão no portal de atendimento da organização, que será inaugurado em breve.
No primeiro dia do curso, a programação foi composta pela palestra ministrada pela diretora da OCA, Fran Brito, que abordou a política de atendimento e inclusão e a equidade no atendimento público, contemplando respeito à diversidade, empatia e inteligência emocional, fundamentais para garantir um atendimento justo e eficaz.
Dando continuidade à programação, a chefe da Divisão de Gestão da Qualidade, Sâmia Nogueira, abordou o tema da gestão da qualidade, em que foram detalhadas habilidades de organização e fluxos de atendimento. A seguir, o chefe da Divisão de Informação e Comunicação Social, Júnior Rodrigues, enfatizou a importância de se utilizar uma linguagem simples no atendimento aos cidadãos.
Já a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas e Capacitações, Janaína Marques, realizou o encerramento do curso, abordando o tema da postura e comportamento nos diálogos com o cidadão.
Fran Brito afirmou que “é uma honra” fazer parte da qualificação dos servidores. “Ficamos felizes em poder contribuir com o aperfeiçoamento do atendimento do Poder Judiciário; esse investimento que se faz em capacitações sempre retorna para a sociedade com um serviço eficiente, respeitoso e humano”, destacou.
Para o diretor de Gestão Estratégica do TJAC, Evandro Mesquita, a parceria foi essencial para o desenvolvimento dos servidores. “A OCA tem um atendimento de excelência e isso é inquestionável, por isso, assim que a demanda surgiu, logo pensamos em solicitar esse curso”, salientou.
A iniciativa proporcionou aos servidores a oportunidade de desenvolver novas competências, essenciais para lidar com diversas situações que podem surgir no desempenho de suas funções.
Para a servidora Socorro Oliveira, participar do curso foi fundamental para adquirir novos conhecimentos. “Participar de cursos assim é muito importante, principalmente para nós que trabalhamos com atendimento ao público. Precisamos sempre nos reciclar e aprender cada vez mais para poder oferecer o melhor atendimento à população”, enfatizou.