A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, (OAB/AC), por meio da Comissão da Mulher Advogada realizou a abertura da I Conferência Estadual da Mulher Advogada. Prestigiaram o evento, representantes da esfera estadual, municipal do Tribunal de Justiça (TJ) e do Ministério Público. Estima-se que 400 pessoas participaram da abertura do evento.
O presidente da OAB/AC, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, aproveitou para anunciar que a partir deste ano o número mínimo de representantes do sexo feminino nos Conselhos Estaduais e Federal passa dos atuais 10% para 30%.
“Metade das advogadas no Acre são mulheres, o mínimo que podemos fazer é dar espaço para que elas possam atuar. Tudo isso, para colocar a mulher no patamar de igualdade com os homens. A atuação da mulher no mercado de trabalho ainda é pequena, a desigualdade ainda muito grande, são elas que recebem os menores salários. Situações que não acabam de um dia para outro, mas por meio de ações como essa que a instituição está promovendo, hoje, que as mudanças deverão ocorrer”, explicou o presidente.
A procuradora do Estado, Francisca Rozileide de Oliveira Araújo, representou o governador Tião Viana. A Juíza Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Acre, Mirla Regina da Silva, representou a presidente do TJAC, Cezarinete Angelim.
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, ressaltou que a importância das mulheres em sua gestão.
“As principais secretarias são lideradas por mulheres na prefeitura. Precisamos combater a desigualdade de gênero e cada um deve assumir seu papel em busca da mudança na nossa sociedade”, confirmou o Marcus Alexandre.
O evento representa mais uma conquista para a classe no Estado, com a finalidade de discutir o papel das mulheres no âmbito jurídico, destacando as conquistas e os desafios do gênero na profissão.
Durante a abertura do evento, a Procuradora de Estado aposentada, a primeira advogada inscrita nos quadros da Seccional e a primeira mulher turma do curso de Direito da Universidade Federal do Acre, Maria Ferreira Martins de Araújo, foi homenageada pela OAB/AC.
Ao agradecer pela homenagem, Araújo ficou visivelmente emocionada, citou poemas e compartilhou as homenagens com os colegas de turma.
No primeiro dia, foi realizada a palestra sobre a Lei Maria da Penha: Gênero, Número e Grau, liderada por Alice Bianchini, integrante da comissão nacional da mulher advogada do Conselho Federal da OAB.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da Seccional acreana, Daniela Carvalho, em seu discurso reforçou o compromisso da OAB em tornar a sociedade mais igualitária para as mulheres.
“Mesmo com os avanços, a mulher de hoje ainda é vítima de discriminação, seja no exercício de suas funções ou no ambiente familiar e até mesmo no meio social. Pois, a sociedade cobra da mulher uma postura masculina, sendo que a mulher tem seus objetivos e características próprias. Ela não pode ser menosprezada ou inferiorizada”, declarou Daniela.
Nesta sexta-feira, 11, serão tratados os avanços e retrocessos nas questões de gênero. Novas perspectivas na carreira jurídica e os desafios da mulher protagonista do século XXI, com a procuradora do Estado e vice-governadora do Estado do Acre, Nazareth Araújo. O evento será encerrado com um coquetel musical na própria sede da OAB/AC a partir das 19h.
Por Assessoria