A dengue é uma doença viral causada pelo mosquito Aedes aegypti, sendo um dos principais problemas da saúde publica do mundo. Em Cruzeiro do Sul, a doença se alastrou com grandeza e deixou a cidade em extremo estado de alerta pelo grande numero de pessoas infectadas ou com sintomas da doença.
Ao todo, nos anos de 2014 e 2015 foram notificados cerca de 38437 casos, dentre esses 30867 foram confirmados. Só nos primeiros meses de 2015 foram registrados 1064,8 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. Felizmente, esses números baixaram consideravelmente nesse ano de 2016, que se percebe uma redução significativa.
Uma verdadeira força tarefa foi montada para que houvesse esse declínio, em parceria com a SESACRE (Secretaria de Saúde do Acre) e a população. Por meio de conscientização a população se educou e se dedicou em fazer trabalhos que contribuíssem para a baixa dos índices de dengue, com limpezas de quintais, de reservatórios de água que possivelmente é um dos principais criadouros da larva do mosquito e procurando uma Unidade Básica de Saúde assim que surgiram os primeiros sintomas.
Por: Eduarda Moura