Por Crislei Souza
Junto a uma comitiva formada por alguns chefes e diretores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e Polícia Penal, o novo presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, fez uma visita ao Complexo Penitenciário de Rio Branco, nesta quarta-feira, 30.
O presidente iniciou a visita pela base do Serviço de Operações e Escoltas (SOE), onde se reuniu com as forças especializadas da Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), Grupo de Ações com Cães (GAC) e Serviço de Operações e Escoltas (SOE).
Em seguida, o presidente seguiu para o Presídio Feminino, Unidade de Regime Fechado, Unidade de Regime Provisório e Presídio Antônio Amaro Alves, onde pôde conhecer cada espaço das unidades e também as ações desenvolvidas nelas, como o posto de atendimento médico, escola, biblioteca, alojamentos, sala de descompressão, entre outros. O gestor também visitou algumas obras em andamento.
Marcos Frank explicou que o objetivo da visita foi conhecer a estrutura e o fluxo de trabalho do sistema penitenciário. Ele ressaltou ainda que defende a união entre as instituições e que veio para somar.
“Estamos conhecendo a situação. Nossa proposta é contribuir com a melhoria do sistema prisional enquanto estivermos aqui, além de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pela administração anterior. Entendemos a autonomia da polícia penal e da mesma forma defendemos a integração e cooperação entre os órgãos de segurança. Cremos que cada órgão exerce sua atribuição e que juntos, a segurança pública será fortalecida”, afirmou o presidente.
Tiênio Costa, diretor Operacional do Iapen destacou que a visita in loco, feita pelo novo presidente, é de fundamental importância. “Mesmo já tendo um conhecimento sobre o sistema, tendo em vista sua experiência na Segurança Pública, eu vejo com muita importância essa visita in loco, já neste primeiro momento. Sabemos que ele tem um vasto conhecimento de toda essa parte operacional, no entanto é fundamental esse contato direto”, explicou.
O diretor da Unidade de Regime fechado, Caio Carvalho, que compôs a Comitiva e apresentou cada espaço da Unidade ao presidente, também ressaltou a importância da visita, tendo em vista a vasta experiência de Marcos Frank na área de segurança.
“Ele já trabalhou dentro do próprio presídio no começo da sua carreira, depois passou como oficial de justiça também atuando no presídio e agora como diretor operacional do Sejusp assume, interinamente, a direção do Iapen. E com essa visita aqui, né, imediatamente, ele mostra interesse e integridade, e com isso está tendo uma boa receptividade junto aos colegas, até devido ao seu profissionalismo na segurança pública”, destacou o diretor.
Fonte agencia.ac.gov.br