Cruzeiro do Sul, AC, 26 de novembro de 2024 12:31

Nos Emirados Árabes, vice-governadora busca investidores para ativos ambientais do Acre

Compartilhe

Por  Paula Amanda Prado

Teve início nesta terça-feira, 13, a agenda institucional do governo do Acre nos Emirados Árabes, como resultado das tratativas realizadas durante a Conferência do Clima (COP28), que aconteceu no final do ano passado. A vice-governadora, Mailza Assis, lidera a delegação acreana formada pelo secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Amarisío Freitas, o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), José Gondim dos Santos, o presidente do Conselho de Administração do CDSA, Ernandes Negreiros e equipe técnica.

A primeira agenda foi realizada em Dubai, na Câmara do Comércio Árabe – Brasil, oportunidade em que a delegação foi recebida pelo diretor-geral, Rafael Solimeo. O desenvolvimento de mecanismos econômicos e financeiros realizado pelo governo do Acre foi um dos assuntos que esteve em pauta.

Agenda é resultado das tratativas que foram feitas durante a COP28. Foto: Juliana Moreira

“O Acre precisa apresentar os seus ativos ambientais, não somente em Dubai, mas também em todo os Emirados Árabes e nos 24 países do Golfo. Esta missão estratégica, pós COP28, passa uma mensagem de seriedade, coerência e integridade que o povo árabe valoriza muito”, declarou Solimeo.

Já a vice-governadora Mailza Assis destacou as políticas públicas ambientais desenvolvidas pelo Estado, que apresentam resultados positivos como melhorias para as comunidades ribeirinhas, indígenas, bem como preservação e combate ao desmatamento. “O governador Gladson Cameli esteve aqui na COP28, apresentando os resultados que fazem do nosso Acre um estado protagonista quando o assunto é sustentabilidade e progresso. Agora, a gente veio captar possíveis empresas que querem investir em nossos ativos ambientais, em projetos que melhoram as comunidades, a sociobiodiversidade e a economia das pessoas que cuidam da floresta”, disse.

Nos próximos dias a delegação participa de uma série de reuniões com empresas e entidades multinacionaisem Abu Dhabi, capital do país. A iniciativa denominada Acre Sustainable Business, está sendo realizada em parceria com a Embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e apresentar as potencialidades para as empresas e entidades multinacionais, com interesse em conhecer e adquirir os ativos ambientais do Acre.

A comitiva também participa de visitas nos parques tecnológicos e projetos da economia verde.

Fonte agencia.ac.gov.br