Por Miguel França
Com o objetivo de conservar as florestas e reduzir as emissões de carbono, de modo a contribuir para a diminuição das mudanças do clima, especialmente do aquecimento global, por meio de “remuneração por resultados” para indígenas, agricultores, extrativistas e produtores familiares, é que o Programa REM inova na proteção ambiental e mitigação do clima no Acre.
Dada a importância do REM para o estado, o Govcast, programa de podcast do governo do Acre, desta quinta-feira, 17, recebeu, nos estúdios da Rádio Aldeia, em Rio Branco, a coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Roseneide Sena, para uma conversa com os jornalistas Jefson Dourado e Diego Gurgel, sobre o programa, os impactos da Missão de Monitoramento e o título de finalista no Prêmio Excelência em Competitividade 2023.
O Programa REM Acre – Fase II é fruto de uma cooperação financeira entre os governos do Acre, da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e o Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido (DESNZ), por meio do Banco de Desenvolvimento alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), para implementação de projetos voltados à conservação das florestas que, por meio de diversos órgãos, beneficiam milhares de produtores rurais, ribeirinhos, extrativistas e indígenas.
No estado, o Programa REM já está em sua segunda fase e recebeu no mês de julho representantes dos governos da Alemanha e do Reino Unido, que visitaram os beneficiários do programa no Vale do Juruá. “Nós tínhamos conseguido desembolsar dos 30 milhões [investidos na Fase II], apenas 19,1 milhões de euros, por conta do desmatamento. Com essa missão, em julho, conseguimos destravar o que sobrava: 10,8 milhões de euros que estavam travados”, explica a coordenadora-geral.
Dessa forma, o governo do Estado do Acre, por meio do Programa REM Acre – Fase II, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), é um dos finalistas do prêmio Excelência em Competitividade 2023, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização que busca fortalecer o serviço público por meio de ações com a sociedade civil e gestores públicos, desenvolvendo lideranças para enfrentar os problemas do Brasil.
“É muito importante, e isso, na verdade, representa o resultado de um compromisso que o governador Gladson Cameli tem exigido de nós”, salienta a coordenadora-geral do Programa REM Acre – Fase II, Roseneide Sena.
O GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Foi transmitido em cadeia de rádio, Rádio Aldeia FM e Rádio Difusora, e nas redes sociais do governo do Acre.
Para conferir a entrevista completa é só acessar o canal do governo do Acre no YouTube.