Cruzeiro do Sul, AC, 24 de novembro de 2024 08:53

Nicolau cobra do governo projeto de revitalização do Igarapé Preto

Compartilhe
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O deputado estadual Nicolau Júnior (PP) requereu na forma regimental na manhã de hoje (30) na Assembleia Legislativa do Acre, explicações do governo sobre o projeto apresentado em 2011, que objetivava revitalizar a Bacia Hidrográfica do Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul.

Foto: Onofre Brito
Foto: Onofre Brito

“Orçado em R$ 17 milhões o projeto iria urbanizar a área, mas não saiu do papel, a população de Cruzeiro do Sul merece explicações sobre o projeto que deveria ser financiado com recursos do BNDES”, disse Junior.

O progressista afirmou que o senador Gladson Cameli (PP-AC) se articula em Brasília junto ao Ministério da Aviação Civil para liberar a área de cerca de 3 hectares para o município e na busca de recursos junto à bancada federal para salvar o manancial.

“Se nada for feito ainda esse ano, um bueiro de acesso ao balneário e a estrada do aeroporto deve estourar e interditar até o trânsito local” alertou.

Foto: Onofre Brito
Foto: Onofre Brito

Nicolau afirmou ainda que não cola a desculpa de deputados da base governista sobre impedimentos ambientais uma vez que estava previsto no desembolso de recursos do BNDES, os estudos de impactos ambientais, plano diretor e projeto básico.

Foto: Onofre Brito
Foto: Onofre Brito

“Essa previsão de estudos e elaboração do plano diretor não era apenas para a Bacia Hidrográfica do Igarapé Preto, mas projeto semelhante foi previsto para o Igarapé Quinoa, em Rio Branco. Nenhum dos dois projetos foi executado” voltou a comentar.

Para o parlamentar, o balneário do Igarapé Preto é um dos maiores patrimônios ambientais do Juruá e não pode ficar esquecido pelo governo do estado que prega florestania. Ponto turístico mais visitado de Cruzeiro do Sul, a obra defendida por Nicolau prevê o fortalecimento do ecoturismo.

“Defendemos a união de todos os governos para que esse patrimônio que é do povo do Juruá e do Acre continue sendo uma fonte de lazer e cidadania,” concluiu.