A fim de conscientizar e combater a violência contra a mulher, o governo do Acre, por meio da Secretaria da Mulher (Semulher), lança a Campanha Agosto Lilás nesta terça-feira, 1°, em frente ao Itinerante do Ônibus Lilás instalado no Parque de Exposições, onde acontece a Expoacre 2023, em Rio Branco.
A programação inclui o lançamento do Programa Impacta Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AC), a fim de ofertar cursos profissionalizantes para as mulheres.
A previsão é de que 220 mulheres, de onze municípios, sejam contempladas com cursos de gastronomia, embelezamento e moda, incluindo corte e costura.
A titular da pasta, Márdhia El-Shawwa, reafirma o empenho da secretaria em atender as mulheres acreanas:
“A autonomia financeira é fundamental para o rompimento do ciclo de violência vivido por muitas mulheres. Por isso, o Programa Impacta Mulher, que desenvolveremos em parceria com o Senac, compõe a agenda do Agosto Lilás. São diversos cursos profissionalizantes que serão ofertados em todas as regionais do Acre”, observa a secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa Pereira.
Durante todo o mês de agosto, as ações da campanha fortalecerão as políticas públicas de conscientização, prevenção e combate à violência contra a mulher, além de ofertar atendimentos àquelas vítimas de violência.
Confira a programação do Agosto Lilás:
Dia 1/8: Lançamento da Agenda Semulher para o Agosto Lilás, às 19h, no espaço do Ônibus Lilás, na Expoacre;
Dia 1/8: Acender das luzes na cor lilás no espaço da Semulher na Expoacre e em outros espaços públicos;
Dia 10/8: Edição Especial do Programa Mulheres da Amazônia, formação do Organismo Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio Branco;
Dia 11/8: Ônibus Lilás na Associação das Pescadoras, Estrada de Porto Acre, km-14, Ramal do Flaviano Melo, Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora;
Dias 24 a 28/8: Ônibus Lilás na zona rural de Tarauacá e Feijó;
Dia 30/8: Ônibus Lilás na Expojuruá.
Fonte agencia.ac.gov.br