A governadora em exercício Nazareth Araújo visitou nesta segunda-feira, 7, no Hospital das Clínicas, os pacientes que fizeram transplante de rim e fígado e estão em fase de recuperação pós-cirúrgica.
Clemildo Alves de Oliveira, 45, e Antônio Marcos, 49 passaram pelo procedimento cirúrgico, na última quarta-feira e aguardam agora o retorno para casa, que deve acontecer até o fim de semana. “Agora minha vida volta ao normal, e posso sonhar novamente. Acabou o sofrimento”, disse Oliveira.
A médica nefrologista Jarinne Nasserala agradeceu o apoio para que o trabalho seja um sucesso. “A gente só tem a agradecer o apoio da fundação, do governo, dos pacientes e das famílias que doaram. Foi um ano difícil, mas o Acre se mostra vencedor, e mesmo com as dificuldades tivemos o recorde na história de transplante de rim.”
Em 2015 foram realizados 16 transplantes de rim, 13 de córnea e quatro de fígado. “A realidade é que, muitos hospitais desde outubro não estão realizando o transplante, porque isso movimenta um contingente maior de material e medicamentos. Aqui com incentivo do nosso governo, nós continuamos com os transplantes, e possivelmente até o fim do ano ainda teremos outros”, disse a superintende do HC, Juliana Quinteiro.
Nazareth Araújo reforçou o pedido para que as famílias continuem permitindo as doações. “Estamos aqui comemorando o recorde de transplantes, e quero aproveitar o momento para fazer um apelo às famílias, que permitam as doações. Acreditamos que a vida poder gerar vida mesmo quando um ente querido se vai, e geramos oportunidade de melhoria de vida para outras pessoas”, finalizou a governadora em exercício.
Por Jane Vasconcelos