A governadora em exercício, Nazaré Araújo e comitiva de gestores do estado estiveram em Porto Acre no sábado, 7, para visitar abrigos onde estão alojadas famílias atingidas pela enchente do Rio Acre no município. Dados apontam que até o sábado foram atingidos 201 imóveis zona urbana e mais de 190 na zona rural.
A comitiva era composta pelo deputado federal Raimundo Angelim; deputado estadual Daniel Zen; secretario de saúde Armando Melo; secretario de Articulação Institucional, Francisco Nepomuceno e porta-voz do governo, Leonildo Rosas.
Depois de visitar os abrigos, Nazaré e equipe de governo seguiram para a parte baixa da cidade, que está completamente alagada, para averiguar a situação, conversar com os moradores. Em seguida, a governadora entregou ao prefeito Carlinhos Portela, um “kit vigidesastre” disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS).
“O apoio do governo representa praticamente tudo, o município não teria condições de, sozinho, superar uma tragédia como essa. As perdas e os danos, principalmente econômicos, ainda não sabemos por isso, a união é muito importante. Agradeço o apoio do governo”, disse Carlinhos Portela.
Cada “kit vigidesastre” consegue atende cerca de 1.500 pessoas em um prazo de 30 dias. Este kit também foi distribuído em outras cidades do Acre que passaram por enchente.
“Esse kit atende a necessidade da população, mas ainda teremos um momento mais critico que será à volta para casa, onde é preciso prevenir possíveis doenças como leptospirose, hepatites e por isso, todo cuidado é pouco”, observou Armando Melo, secretário de Saúde.
Parlamento apoia ações
O deputado federal Raimundo Angelim falou das ações em Brasília para ajudar os municípios alagados. “Na semana passada tivemos uma agenda intensa, foram reunião com vários ministros para garantir que os nossos municípios recebem o apoio necessário para superar essa crise causada pelas enchentes”.
Daniel Zen, deputado estadual, também prestou solidariedade ao município. “É importante à presença do governo nesse momento e a assembleia também está presente nos municípios com a ação Aleac Solidária. Essa união ajudar a minimizar o sofrimento das pessoas”, falou o deputado.
Já foram enviados para Porto Acre sacolões, galões de água mineral e hipoclorito de sódio. As doações continuam e as equipes de busca serão ampliadas na zona rural. “Situações como essa exigem do poder público, união para superação de todas as dificuldades e assim que identificamos o volume de chuvas sobre Porto Acre enviamos uma equipe do corpo de bombeiros e da defesa civil. O trabalho continua até que tudo seja normalizado”, finalizou a governadora em exercício, Nazaré Araújo.