NAsH já atendeu comunidades de 4 municípios do interior do Acre.
Equipe de 21 profissionais atende ribeirinhos gratuitamente.
Ancorado no Rio Juruá desde o dia 1 de fevereiro, o navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil, atendeu mais de 12 mil pessoas nos municípios acreanos de Cruzeiro do Sul, Marechal Taumaturgo, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. O navio conta com uma equipe de 21 profissionais.
A embarcação segue no domingo (15), para Porto Walter para continuar os atendimentos. Depois, retorna ao Porto de Cruzeiro do Sul, onde permanece até o dia 10 de abril para atender as comunidades dos rios Campinas e Liberdade, localizadas às margens da BR-364, Santa Luzia do Pentecostes, Assis Brasil, Santa Rosa e São Pedro.
A expectativa é que neste período a equipe do navio realize 22 mil procedimentos médicos na região. Com consultas médicas, extração e restauração dentária, exames laboratoriais, mamografias, distribuição de medicamento e kits de saúde bucal.
O gerente administrativo da coordenação de Saúde no Juruá, Armédio Teles, acredita que a presença do navio na região é muito importante para as comunidades ribeirinhas, onde dificilmente as pessoas têm oportunidade de ficar frente a frente com um profissional da área de saúde.
“Essas comunidades são menos assistidas pela rede de saúde. Com a chegada do navio, a procura pelos serviços oferecidos é muito grande, pois oferece exames que ajudam no diagnóstico de doenças que afetam as pessoas”, afirmou o gerente.
Teles acredita que a previsão de atendimento seja superada, pois a equipe é formada por muitos médicos, dentistas e outros profissionais que trabalham de maneira intensa durante este período, fazendo sempre o melhor para quem procura os serviços oferecidos.