Por Dora Monteiro
A Expoacre, o evento mais prestigiado do estado, além de ser um grande polo de negócios, é também um espaço para diversas campanhas de conscientização realizadas por instituições públicas. Neste ano, a educação sanitária ganhou destaque no estande do saneamento, uma parceria entre o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).
Durante as nove noites da feira, as duas autarquias promovem atividades educativas sobre a preservação da água e compartilham curiosidades sobre a engenharia de saneamento.
José Bestene, presidente do Saneacre, destacou as ações do governo para conter a crise hídrica e reforçou os projetos em andamento para melhorar o saneamento no Acre. “Por meio das parcerias com as prefeituras, Deracre e demais órgãos do governo, temos avançado muito. O trabalho nessa área de saneamento tem sido intenso em todos os municípios”, afirmou, ao comentar sobre a atuação da autarquia.
O presidente também ressaltou a importância dos projetos de saneamento aprovados este ano pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e destacou a relação direta entre saneamento e saúde pública. “Foram aprovados 11 projetos, totalizando mais de R$ 60 milhões. Saneamento é saúde pública, como afirma a Organização Mundial da Saúde. Levar água tratada reduz as demandas nas unidades de saúde. O governador Gladson Cameli tem pedido que enfrentemos a crise hídrica, e estamos trabalhando duro para isso”, comentou Bestene.
Diante da crise hídrica enfrentada pelo estado, com a redução do volume dos mananciais, Saneacre e Saerb uniram forças na campanha “Cada gota importa, economize água”. Com distribuição de material educativo, a campanha visa conscientizar a população sobre práticas de uso racional da água e a importância de evitar o desperdício. Brevemente, a campanha chegará ao interior do estado para complementar atividades educativas já realizadas pelo Saneacre em escolas públicas.
O estande de saneamento na Expoacre também apresenta o processo de tratamento da água: os produtos químicos utilizados e como ocorre a transformação da água captada dos rios em um líquido próprio para o consumo humano, contribuindo para a prevenção de doenças transmitidas pela água.
Eric França, visitante da feira, relatou sua experiência ao passar pelo estande: “Meu afilhado perguntou: ‘como vem a água do rio?’. Tivemos a sorte de encontrar vocês [equipes dos orgãos] e o pessoal foi muito solícito e nos explicou. Ele entendeu todo o processo. Eu fiquei surpreso de conhecer aqui uma estação para tratar água em funcionamento. Isso é muito legal. Às vezes a gente só ouve, mas ver o funcionamento real traz uma perspectiva diferente sobre como tudo acontece para a água chegar em casa”.
O estande do saneamento está localizado próximo à arena de shows e funciona diariamente das 18h às 22h.