Por Felipe Hid
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), está muito próximo de inaugurar a sede própria do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), em Rio Branco.
De acordo com o gestor da Seop, Ítalo Lopes, o prédio entrou nos serviços finais de engenharia, apresentando uma estrutura moderna e com energia sustentável. O titular da pasta de Obras Públicas lembrou que em setembro foram instaladas as placas solares do prédio.
“Em breve teremos à disposição dos servidores e da população um prédio construído do zero, que trará conforto e acessibilidade a todos os servidores e usuários, bem como será um grande marco para o desenvolvimento sustentável do nosso Acre. Agora estamos concluindo os últimos serviços internos”, ressalta.
A presidente do Procon, Alana Albuquerque, enfatiza que a entrega do novo Procon é um sonho a ser concretizado até o fim deste ano. Para a gestora, a sede própria facilitará a operação do Instituto, permitindo a melhoria nos serviços prestados à população, bem como um espaço estruturado, ergonômico e funcional para os servidores.
“A expectativa é que a eficiência aumente, os processos andem mais rápido e que possamos entregar o serviço que a população merece. Além disso, com a crescente pauta ambiental, o Procon se orgulha de construir o primeiro prédio público com energia sustentável. Nós, que tanto prezamos pelo consumo sustentável, estaremos utilizando placas solares, visando ter um impacto positivo na economia tanto financeira quanto ambiental, já que a energia solar contribui para a redução de emissões de carbono e isso ajuda diretamente na luta contra as mudanças climáticas que já estamos enfrentando”, ressalta.
Com a conclusão da obra, o Procon passa a atender a população em novo endereço, na Avenida Nações Unidas nº 2.870, na Estação Experimental.
Com recursos próprios do Estado, o investimento da obra é no valor de R$ 5,5 milhões. A partir das obras públicas, o governo do Acre também amplia as oportunidades de trabalho e renda para milhares de operários da construção civil.
Fonte agencia.ac.gov.br