Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizaram, nesta quarta-feira (25), ações alusivas à campanha ‘16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’. A ação é coordenada pela 13ª Promotoria de Justiça Criminal Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
Uma corrida, batizada de Corrida Laranja, foi realizada como forma de mobilização pelos direitos humanos e cidadania das mulheres. A ação, que ocorreu no Centro de Especialidades em Saúde (CES-MPAC), contou com um grande número de participantes. Membros e servidores também se vestiram e usaram laços de cor laranja ao longo do dia para contribuir na conscientização sobre a violência contra as mulheres no Acre.
“Temos a intenção de conscientizar e mostrar que nós exigimos direitos iguais entre homens e mulheres. É um momento de sensibilização. O índice de violência é crescente e queremos ajudar a mudar esse quadro”, disse a coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão do MPAC, Nazaré Gadelha.
Dados
O mapa da violência no Brasil aponta o Estado do Acre como o quinto estado da federação onde se mata mais mulher, sendo que a capital, Rio Branco, ocupa a nona posição entre as capitais do país em número de homicídios de pessoas do sexo feminino. A maioria, composta de mulheres negras. O número de homicídios de mulheres no país passou de 3.937 para 4.762, um crescimento de 21%, de acordo com o mapa.
A promotora de Justiça Dulce Helena de Freitas Franco, titular da 13ª Promotoria Criminal, destaca a necessidade de fortalecer as políticas públicas para reduzir o número de violência contra a mulher e diz que o MPAC vem lutando por esse fortalecimento. Ela diz ainda que as atividades são contribuições do MPAC para divulgar a campanha
“O Acre não é o estado onde mais se mata, mas infelizmente também não é o estado onde menos se mata mulheres. É um estado pobre, mas esperamos que esse retrato da violência mude”, comentou.
Campanha
Em 2015, a campanha de ‘16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher’ começa mundialmente no dia 25 de novembro. No Brasil, ela tem início em 20 de novembro – Dia da Consciência Negra –, e tem o objetivo de promover o debate e denunciar a violência contra as mulheres.
Como parte da campanha do MPAC, semana passada, houve apresentação do filme “A Fonte das Mulheres”, para membros e servidores. Outra ação é o mutirão de julgamentos de processos realizado entre o MPAC, o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e a Defensoria Pública Estadual. O mutirão é relativo a crimes praticados contra pessoas do sexo feminino na capital acreana. Mais de 4 mil processos foram selecionados para serem julgados em 2015.
Agência de Notícias – MP/AC
Assessoria de Comunicação Social – ASCOM