Em solenidade na noite de terça-feira, 3, o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) condecorou a juíza Maria Penha Souza Nascimento como nova desembargadora do Estado. O governador Tião Viana participou da solenidade que instituiu a 12ª desembargadora da maior corte da Justiça acreana.
Maria Penha formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre em 1987. Sua vida profissional é considerada impecável, atuando como juíza desde 1994. Agora, ela assume a vaga deixada pelo desembargador Adair Longuini, recém-aposentado.
“É notória a evolução do Poder Judiciário, sobretudo no Acre. A partir de agora passo a dividir com os honrados membros desta corte a missão de julgar”, disse.
Para o governador Tião Viana “Maria da Penha possui uma história de carreira, de Estado, de uma concursada da magistratura que recebe esse reconhecimento. É filha de Sena Madureira, filha do Acre, que reúne as melhores qualidades pessoais e o grande e belo exemplo da visão de justiça e vida em comunidade”.
A presidente do TJ/AC, Cezarinete Angelim, saudou a chegada da nova colega, ressaltando que metade da corte agora é composta por mulheres. “Nosso Poder Judiciário que hoje assume um papel igualitário, completando seu número de 12 desembargadores, dará uma resposta mais rápida aos anseios da população”, ressaltou.
Entre os que prestaram homenagem à nova desembargadora, o presidente da Associação dos Magistrados do Acre Giordane Dourado se disse um pupilo da desembargadora em seu início de carreira, como juiz substituto. Já o procurador-geral adjunto de Justiça, Carlos Maia, ressaltou a simplicidade, o caráter e o bom senso da nova desembargadora.
Por Samuel Bryan