A abertura oficial do ano letivo de 2018, no dia 5 de março, será feita pelo prefeito Marcus Alexandre na Escola Boa União, no Ramal da Garapeira. A escola que pertencia ao Município de Senador Guiomard, agora faz parte da gestão da Prefeitura de Rio Branco. O prefeito esteve na Escola neste sábado pela manhã, junto com o secretário de Educação, Márcio Batista e autorizou a reforma na unidade de ensino, bem como a aquisição de novos equipamentos.
A Escola Boa União conta com 356 alunos da pré-escola até o quinto ano. A reforma será realizada antes do início do ano letivo, parte do telhado será refeito, todas as portas e janelas serão trocadas por outras de vidro, pintura nas salas de aula, construção de um banheiro com acessibilidade, elevação do teto do refeitório a fim de garantir maior ventilação e reforma da cantina. A prefeitura também providenciará um espaço de 12 X 12 metros para a prática de esporte e de lazer para a escola. Quanto aos equipamentos, a prefeitura irá adquirir armários, estantes, TV e material esportivo.
Todo o investimento deverá ser da ordem de R$ 100 mil, para que a escola inicie o ano letivo com maior conforto para os alunos, professores e demais servidores. De acordo com o diretor Getúlio Soares, “além do aspecto físico, o investimento da prefeitura de Rio Branco, também tem influência direta na qualidade do ensino, já que os alunos e professores ficam mais motivados com o ambiente adequado”.
A Escola Boa União, pertencia ao Município de Senador Guiomard, até que na redefinição territorial, passou para a gestão da prefeitura de Rio Branco e segundo o prefeito Marcus Alexandre, manterá o mesmo padrão de excelência das outras 87 escolas públicas da capital. “A cada ano escolhemos uma escola para dar início ao ano letivo e em 2018 será a Boa União, que representa o cuidado que temos com nossa unidades de ensino, seja na cidade ou zona rural. Aqui vamos fazer reparos necessários para que todos se sintam bem no ambientes escolar”, explicou o prefeito.
Este ano, mais de 25 mil alunos vão frequentar as 88 escolas municipais de Rio Branco.
Melhorias na região do Garapeira
Depois da Escola Boa União, o prefeito Marcus Alexandre, junto com o presidente da Associação de Moradores do ramal da Garapeira, Giliard Alves, percorreu parte da via rural, verificando as condições do asfalto feito pela prefeitura em 2015. Foram dois quilômetros de asfalto no Garapeira e mais dois quilômetros no ramal da Castanheira e a ligação entre os dois. Além disso, a prefeitura também garantiu a iluminação pública dos dois ramais, bem como a linha de ônibus que atende as duas localidades.
Giliard destaca que “essa região era uma antes do prefeito Marcus Alexandre e agora é outra: temos ônibus, asfalto e iluminação graças a ele, que sempre vem até aqui verificar se há novas necessidades”.
Da Assessoria
Fotos Fagner Delgado