O prefeito Marcus Alexandre participou na noite desta quinta-feira, 26, da cerimônia oficial de abertura do 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no buffet Afa Jardim, evento que contou com a presença de nove governadores e vice-governadores dos Estados da Amazônia Brasileira e Internacional, além de secretários, técnicos e assessores de vários Estados. Na condição de Chefe do Executivo da cidade anfitriã, o prefeito Marcus Alexandre recepcionou a cada uma das autoridades, dando as boas-vindas a Rio Branco. “Rio Branco é a anfitriã desse importante evento e nós temos de agradecer à liderança do governador Tião Viana, que convidou governadores do Brasil todo e trouxe os governadores da Amazônia Legal para debater temas que são comuns a todos”, disse o prefeito. “Rio Branco recebe com muita alegria a todos”, completou, lembrando das peculiaridades entre as maiores cidades amazônicas e a necessidade de compartilhamento dos desafios. “Rio Branco, Manaus, Porto Velho e as demais capitais da Amazônia compartilham dos mesmos desafios”, completou, lembrando que os debates desta sexta-feira, 27, envolverão principalmente o tema da segurança pública nas fronteiras.
O governador Tião Viana lembrou que o trabalho realizado pelos gestores amazônicos estão dando frutos. “Nós, governadores da Amazônia, estamos entregando ao mundo o resultado do esforço: 16% na redução do desmatamento ilegal nos Estados –uns mais outros menos”, disse ele, citando que o Acre reduziu em 32% o desflorestamento em 2017, a maior taxa da Amazônia.
Marcus Alexandre também discorreu sobre a questão ambiental, especialmente no contexto dos efeitos das mudanças climáticas em Rio Branco –ora com alagações intensas, ora com seca severa como a que vive o Estado atualmente, com o rio Acre, o maior manancial abastecedouro da capital, atingindo suas menores cotas em 2017. Ele destacou o conceito que tem sido motivo de provocação aos gestores públicos, o de cidades resilientes, aquelas com capacidade para suportar os extremos do clima, por exemplo.
Nada menos que 22 governadores – ou seus representantes – e seus secretários de Segurança Pública estarão debatendo a questão da segurança de fronteira, uma mobilização nacional e internacional que traz a Rio Branco Chefes dos Executivos dos Estados de Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins, Ceará, Piauí, Sergipe, Maranhão, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, entre outros. Representantes do Ministério Público, das polícias nacionais, parlamentares, representantes de vários ministérios, entre eles o Ministério da Justiça, também estarão presentes. No total, 249 autoridades estão em Rio Branco para esse debate.
Ao final, Marcus Alexandre agradeceu a presença de todos, reafirmou a honra de receber tão importantes autoridades e pediu apoio dos governadores e das bancadas parlamentares no estabelecimento de um calendário de liberação de recursos de emendas compatível com as janela climatológica da Amazônia, que o inverno –o período de chuvas no Norte – dificulta a execução de serviços de infraestrutura. O prefeito de Rio Branco pediu também mobilização pelo fortalecimento do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, que já foi motor do desenvolvimento em várias regiões da Amazônia.
Da Assessoria
Fotos: Marcos Vicentti/Asscom