Cruzeiro do Sul, AC, 27 de novembro de 2024 10:56

Mâncio Lima imuniza população contra a Covid-19 começando pelos profissionais de saúde e indígenas

Compartilhe

A Prefeitura Municipal de Mâncio Lima iniciou, na manhã desta quarta-feira (20), a campanha de vacinação contra a Covid-19, depois de receber da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) 1.246 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Laboratório Sinovac. Profissionais de saúde e indígenas serão os primeiros a receber a imunização contra a doença no município.

Prefeito Isaac Lima, a vice-prefeita Ângela Valente Figueiredo e a secretária Municipal de Saúde receberam as doses da vacina Coronavac da Sesacre

Imediatamente depois da entrega foi dado início vacinação pela equipe de profissionais que anteriormente já haviam sido treinados. A técnica de Enfermagem Evanilda Maia de Araújo, 49 anos, que atua há mais de 20 anos na área da saúde e já aplicou mais de 50 mil vacinas foi a primeira a ser imunizada pelo técnico em Enfermagem Alberto Nogueira da Silva.

O técnico em Enfermagem Antônio Nogueira Silva fez a aplicação da primeira dose da Coronavac na também técnica Evanilda Maia de Araújo

O técnico em Enfermagem Antônio Joaquim de Oliveira Neto, primeiro profissional de saúde vacinado em Mâncio Lima demonstrou sua emoção. “Graças à Deus estou muito feliz em ser o primeiro imunizado dentro nesta unidade. É uma emoção muito grande esse momento pela esperança da vacina que vai imunizar as pessoas contra essa doença que mata”, disse.

Ancião de 106 anos de idade foi o primeiro a receber imunização na terra indígena Puyanawa

Na terra indígena Puyanawa do Barão a vice-prefeita Ângela Valente Figueiredo (PROS) acompanhou os profissionais da saúde no trabalho de vacinação da população que está com a prioridade de receber a vacina primeiro. Um dos anciãos da aldeia, senhor Ramiro, que tem 106 anos de idade, foi o primeiro a receber a primeira dose da Coronavac na aldeia.

Um dos anciãos da aldeia, senhor Ramiro, que tem 106 anos de idade, foi o primeiro a receber a primeira dose da Coronavac na aldeia.
Vice-prefeita, Ângela Valente Figueiredo, acompanhou o trabalho dos profissionais de saúde na Terra indígena

Com 19 mil habitantes Mâncio Lima é a cidade mais ocidental do Brasil e recebe neste primeiro lote as duas doses completas para os profissionais de saúde e para as populações indígenas. A responsabilidade de vacinação dos demais indígenas é do Distrito Sanitário Indígena (DSI) e para eles as vacinas já vieram com a segunda dose.

Mâncio Lima tem uma faixa de 300 trabalhadores da área da saúde e para atender os profissionais da linha de frente do combate ao novo Coronavírus foi feita uma triagem com as 118 doses que o município recebeu. O prefeito Isaac Lima (PT) comemorou o início dos trabalhos de vacinação para imunização da população.

“Mesmo que ainda seja uma quantidade pequena, mas esse é um momento histórico e muito importante porque damos o início dessa imunização contra a Covid-19 e estas 118 doses vão atender os profissionais de saúde que precisam estar imunizados para tratar os doentes e ainda as pessoas da classe mais vulnerável”, disse.

Fonte: vozdonorte