Uma comitiva do Governo do Departamento [estado] de Pando, na Bolívia, esteve em Rio Branco para um encontro com o vice-governador do Estado do Acre, Major Rocha, na terça-feira. Na pauta, a sinalização de um evento com a participação do Brasil, da Bolívia e do Peru para discutir segurança na fronteira, além de outras medidas mais céleres para reduzir a violência na região.
O avanço das facções nascidas em território brasileiro para dentro dos dois países, por sua vez, conhecidos pela forte presença do narcotráfico, requer, na opinião de Major Rocha, e da vice-governadora de Pando, Paola Ivanna Justiniano, medidas conjuntas para se não estancar totalmente, pelo menos reduzir as práticas de delitos fronteiriços.
“Começamos hoje a fase de conversa para construirmos um pacto pela proteção de nossas fronteiras. A ideia é que tenhamos em breve um encontro trinacional [Brasil, Peru e Bolívia] para discutirmos o assunto”, afirma Rocha.
Além de Paola Justiniano, a comitiva boliviana foi composta do secretário de Segurança Pública, Pedro Villa Olarte e da coordenadora-geral de Segurança Pública de Pando, Maria José Rodriguez.
Participaram também da reunião, o delegado da Receita Federal no Acre, Jerry Silva, e o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre, Luiz Fernando Duarte Maia.
Por: Resley Saab