Cruzeiro do Sul, AC, 20 de abril de 2025 19:17

Mais de 890 cidadãos são atendidos em ações de saúde promovidas pela OCA em parceria com a Sesacre

Compartilhe

Por

Em um esforço conjunto para promover saúde, cidadania e conscientização, a Organização em Centros de Atendimento (OCA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e as prefeituras municipais de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul, realizaram uma série de ações de saúde que beneficiaram 894 cidadãos acreanos entre os meses de março e abril.

Entre os serviços ofertados para a população, teve agendamento de PCCU, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, tipagem sanguínea, entre outros. Foto: Ana Luiza Pedroza/OCA

As atividades, realizadas nas unidades da OCA nos três municípios, integraram a programação de importantes campanhas de saúde: o Dia Mundial do Rim, o Dia Mundial da Obesidade e o Março Lilás, voltado à prevenção do câncer do colo do útero. As ações se articularam por meio da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, com foco na prevenção, orientação e diagnóstico precoce de doenças silenciosas, mas com grande impacto na qualidade de vida da população.

Foram realizados 84 atendimentos em Brasileia, 140 em Cruzeiro do Sul e 669 em Rio Branco, totalizando quase 900 pessoas atendidas com serviços como aferição de pressão, testes rápidos, consultas, orientações sobre hábitos saudáveis, além de distribuição de materiais informativos.

Ciclo de ações foi realizado nas unidade da OCA de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia. Foto: cedida/OCA

A diretora da OCA, Fran Brito, destacou que o alcance da iniciativa evidencia o compromisso da instituição em oferecer um atendimento que vai além da documentação. “A OCA é um espaço de cidadania, de acolhimento e, sobretudo, de cuidado com as pessoas. Estar ao lado da Sesacre e das prefeituras nessa missão é uma forma concreta de transformar a vida dos cidadãos, levando informação e acesso à saúde para quem mais precisa. Além disso, os nossos servidores também recebem esse cuidado e atenção com a saúde. Todas essas atividades estão alinhadas ao nosso programa de Felicidade no Trabalho, OCA+Feliz, que prioriza o bem-estar físico, mental e emocional das nossas equipes”, ressaltou.

A senhora Rosa Maria Bezerra, que esteve na OCA de Rio Branco, compartilhou sua experiência. “Eu vim aqui na OCA solicitar uns documentos e vi essa ação. Realizei uns exames e achei muito importante para a população, porque é uma forma de prevenção e cuidado com a nossa saúde”, concluiu.

Aproximadamente 900 atendimentos foram realizados. Foto: Ana Luiza Pedroza/OCA

As atividades buscaram não apenas atender à população, mas também sensibilizar sobre os cuidados contínuos com a saúde, especialmente no que diz respeito às doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças renais.

Segundo Liliane Maia, chefe da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, o trabalho conjunto entre as instituições fortalece o SUS e aproxima o cuidado da realidade do cidadão: “As ações realizadas em parceria com a OCA e as secretarias municipais de Saúde são fundamentais para ampliar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para a população que reside em áreas mais distantes. Essas iniciativas refletem o compromisso do governo do Estado em promover a saúde integral dos cidadãos acreanos, contribuindo para a detecção precoce e manejo adequado das doenças crônicas”.

A união entre informação, cuidado e atendimento qualificado segue sendo uma das marcas da atuação da OCA em todo o estado. Ações como essa reforçam a importância da intersetorialidade entre os serviços públicos, reafirmando que saúde e cidadania caminham juntas para promover o bem-estar da população e de todos os servidores acreanos.

Fonte agencia.ac.gov.br

plugins premium WordPress