Mais de 7 mil alunos do ensino fundamental voltam às aulas na rede estadual em Cruzeiro do Sul

Compartilhe

Por Gledisson Albano

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, mais de 7 mil alunos do ensino fundamental, da rede estadual de ensino retornaram às aulas em Cruzeiro do Sul, no Acre. As escolas se prepararam para receber os estudantes com segurança e qualidade, seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Educação (SEE).

A Escola São José, que é uma das mais tradicionais da cidade e tem boas notas em avaliações externas, iniciou o ano letivo com 1.217 alunos matriculados. A diretora, Rosa Mônica, disse que a coordenação e os professores passaram por capacitações e jornadas pedagógicas, promovidas pela SEE, para garantir um ensino de qualidade. “A nossa escola tem um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) muito alto e que os professores que trabalham na instituição sabem que precisam defender essa qualidade”. Ela afirmou que o foco é o aluno e que a escola vai atrás da boa qualidade de ensino para ele.
A Escola Divina Providência também acolheu as crianças para o início do ano letivo de 2024. A diretora, Lizane Negreiros, disse que a escola teve o seu recesso, tanto dos professores quanto das crianças, mas que a partir da primeira semana de fevereiro iniciou a preparação para esse retorno. “Com o ano letivo iniciando ainda no mês de fevereiro, nos dar condições para encerrarmos dentro do mesmo ano, no ano civil”. Ela disse que no ano passado foram 19 sábados letivos e que esse ano serão apenas 8 sábados letivos.

O coordenador geral da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Aderlan Gomes, disse que hoje inicia o ano letivo para as escolas de ensino fundamental, anos iniciais e finais. E que são aproximadamente 12 escolas que ofertam do primeiro ao quinto ano e 16 escolas que ofertam do sexto ao nono ano. “Temos uma estrutura organizada e preparada pela SEE, que já convocou 11 professores para fechar o quadro de profissionais regentes. Temos algumas pendências de professores, mas que serão solucionadas durante essa semana com novas contratações ou aulas complementares”.

O coordenador falou ainda sobre os investimentos na educação realizados pelo governador Gladson Cameli. “O governo do Estado vem investindo na educação, com entrega de equipamentos, melhoramento de algumas escolas e fornecimento de materiais tecnológicos para as instituições. Esse é um compromisso do secretário de educação, Aberson Carvalho, e do governador Gladson Cameli, ofertar uma educação de qualidade”, concluiu.