Foi um sucesso o leilão do Detran em Cruzeiro do Sul, com a presença de pessoas de outros municípios, inclusive de Rio Branco e muita gente dos ramais, interessados especialmente nas motocicletas de baixa cilindrada em exposição. Cerca de 95% dos lotes foram vendidos, com destaque para as motocicletas, algumas das quais bastante disputadas.
A diretora-administrativa do Detran, Alana Albuquerque, acompanhou os procedimentos no Teatro dos Nauas, onde centenas de interessados disputaram os cerca de 200 veículos e as sucatas oferecidos. É o sexto leilão do ano do Detran, que executa uma agenda para esvaziar os pátios de estacionamento na capital e no interior.
De 19 a 23, os candidatos ao leilão tiveram que fazer seu credenciamento, uma inovação trazida pela Resolução 530 do Contran.
Segundo explica Alana, a resolução estabelece normas para a desmontagem de veículos. Assim, para as sucatas, só puderam se credenciar pessoas jurídicas, isso para coibir a comercialização de peças usadas oriundas de furtos e desmanche de veículos.
Os veículos e sucatas expostos foram adquiridos por quem fez o maior lance, e serão recebidos livres de qualquer licenciamento ou multa. Os novos proprietários terão 30 dias para regularizar a documentação dos veículos.
Marcelo Augusto de Oliveira, acadêmico de Engenharia Florestal na Universidade Federal do Acre, conseguiu arrematar uma motocicleta de 150 cilindradas por R$ 1.000.
Com os custos do leilão, tudo vai ficar por R$ 1.084. Ela acha que fez um bom negócio e pretende revender a moto: “Vou ter um bom lucro”, assegura.
Por Flaviano Schneider