A ISO (International Organization for Standardization) é uma rede mundial de institutos de padronização, que reúne entidades de 148 países. Com seu Secretariado Geral sediado em Genebra, na Suíça, a ISO possui o status de uma organização não-governamental.
O seu objetivo é promover, no mundo, o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e para desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica. No Brasil, ela é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT; assim ao ser certificado pela ISO 9001, um Laboratório Clínico atesta que executa suas tarefas/ensaios/calibrações/processos e diagnósticos de acordo com um procedimento documentado e que atende aos requisitos da norma
Ser certificado ISO 9001:2008, mostra uma qualificação de reconhecimento internancional de qualidade, muito acima da média entre empresas de mesmo seguimento; no caso do seguimento de Diagnósticos Laboratoriais; padronização, segurança, eficiência e qualidade absoluta nos serviços prestados aos pacientes.
Sendo auditado e certificado por uma Certificadora Britânica/Inglesa (sediada em Londres) para ISO, de referência mundial, o LABSUL, mostra-se arrojado, transparente, compromissado e consciente frente aos desafios de se fazer uma Medicina Laboratorial/Análises Clínicas de qualidade no interior da Amazônia, no Estado do Acre, no Vale do Juruá.
Desde o seu início o LABSUL – Diagnósticos Clínico-Laboratoriais se preocupa com a qualidade e segurança dos diagnósticos e exames laboratoriais oferecidos. Ainda em dezembro de 2014, graças aos investimentos em tecnologias diagnósticas, otimização de suas rotinas laboratoriais e seus processos personalizados de treinamento e de melhoria contínua e educação continuada de sua equipe, o LABSUL conquistou a certificação ISO 9001:2008, sendo a primeira empresa do Vale do Juruá e a única no setor Diagnóstico, no interior do Estado do Acre a adequar-se à norma. O laboratório possui um compromisso assumido com a qualidade diagnóstica e personalização do atendimento humanizado á seus pacientes. Sua política é difundida por toda a organização, além de ser divulgada aos clientes/pacientes, parceiros, classes médica e demais profissionais de saúde (Dentistas, Nutricionistas, Veterinários etc) e à sociedade Juruaense em geral, sendo também um instrumento de capacitação para os colaboradores.
O sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2008 tem como principal objetivo o foco no cliente/paciente. O LABSUL – Diagnósticos Clínico-Laboratoriais busca a cada dia exceder essa meta, inserindo na qualidade de seus serviços diagnósticos, diferenciais que possam superar as expectativas dos pacientes. Entre eles destacamos:
– Unidades preparadas e projetadas para idosos e portadores de necessidades especiais;
– Identificação biométrica de pacientes, a mais segura mundialmente reconhecida;
– Resultados e histórico de exames via internet;
– Atendimento e coleta de amostras em salas exclusivas para crianças e mulheres;
– Brinquedoteca lúdica para crianças em sua matriz
– Auxílio científico laboratorial á médicos e profissionais de saúde
– Além de outros diferenciais técnico-diagnósticos
Assim, mais uma vez o LABSUL – Diagnósticos Clínico-Laboratoriais, faz valer seu slogam “ Para preservar a vida, só o melhor é o suficiente”
A ISO 9001 é baseada em oito premissas:
Foco no cliente.
Liderança.
Envolvimento de todos.
Abordagem de processos.
Abordagem sistêmica.
Melhoria contínua e continuada.
Decidir baseado em fatores reais e concretos.
Benefícios mútuos entre a organização, os clientes e os fornecedores
“Ao buscar as certificação ISO9001, nós do LABSUL – Diagnósticos Clínico-Laboratoriais fomos motivados pelo desejo de implantar na Instituição um modelo de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008) com os mais exigentes padrões de referências nacionais e internacionais, com rigorosos mecanismos de controle; concretizando nosso compromisso em realizar com qualidade máxima diagnósticos e exames laboratoriais ao Vale do Juruá, nos qualificando em igualdade diagnóstica a grandes laboratórios clínicos do Pais, como : Laboratório do Hospital Albert Einstein – SP, Laboratório do Hospital Sírio Libanês – SP, Laboratório Fleury – SP, entre outros. “ finaliza Dr Luiz Augusto N. O. Batista, Diretor Técnico-Clínico – LABSUL – Diag. Clín. Laborat.