O movimento Juruá Solidário fez hoje a entrega de 63 cestas básicas e igual número de kits de limpeza para a comunidade do Rio Croa, atendendo assim a todas as famílias que ali habitam. A localidade também foi atingida pela enchente do Rio Juruá e os moradores tiveram muitas perdas na produção e na criação de pequenos animais, além de outros bens.
Na tarefa, o Juruá Solidário teve o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, do 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), do gabinete da vice-governadora, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) e de voluntários de outras secretarias do governo do Estado.
Segundo a coordenadora do Juruá Solidário, delegada Carla Britto, a possibilidade de compra do material disponibilizado veio da parceria com o governo do estado. Ela lembrou que o governador Tião Viana pediu a ela uma atenção especial com os ribeirinhos que, às vezes, tem perdas maiores que os desalojados da zona urbana.
“O que foi entregue não vai resolver o problema para quem perdeu sua horta, sua criação de galinhas, mas é um alento. A gente vem ajudar para um recomeço”, disse.
A ação entre os ribeirinhos iniciou-se no Paraná dos Mouras e continuou pela comunidade Luzeiro, Praia da Amizade e Ramal dos Esquecidos, em Rodrigues Alves. Em seguida foram atendidos ribeirinhos do Rio Moa nas comunidades do Humaitá e Nari do Moa.
Neste fim de semana serão atendidas as comunidades Olivença e Florianópolis. Na segunda-feira, será a vez dos ribeirinhos do Rio Liberdade e, em seguida, dos mais próximos das sedes municipais de Cruzeiro do Sul e de Mâncio Lima.
Além da ajuda do governo do Estado e do Acre Solidário, o Juruá Solidário arrecadou cerca de duas toneladas de alimentos, além de roupas e colchões.
O capitão BM Rômulo Barros disse que a corporação já está há mais de 30 dias neste atendimento aos atingidos pela enchente do Rio Juruá e afluentes. “Aqui no Croa foi feito um cadastro criterioso para que o benefício chegasse a todas as famílias”, afirmou.
Prejuízos
O casal Cíntia Torres e Jackson Messias tem uma pousada no Rio Croa. Eles perderam uma balsa recém-construída, criação de galinhas, alguns alimentos e também uma geladeira. “A gente sofreu um abalo muito grande. Estamos tentando nos recuperar. Agradecemos ao governo do Estado e ao Juruá Solidário pelo apoio”, disse Cíntia.
Por Flaviano Schneider
Fonte agencia.ac.gov.br