Cruzeiro do Sul, AC, 18 de maio de 2025 16:08

Juntos Pelo Acre e MP na Comunidade levam cidadania a moradores de Acrelândia

Compartilhe

Por

O governo do Acre, em parceria com o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, neste sábado, 17, em Acrelândia, mais uma edição do Juntos Pelo Acre e o projeto “MP na Comunidade”.

Acrelândia foi contemplada com o maior programa social do governo do Acre, dessa vez em parceria com o MP na Comunidade. Foto: Fernando Santtos/Secom

A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) ocorreu das das 8h às 14h, na Escola Estadual Marcilio Pontes dos Santos, e contou com diversos serviços como Vestuário Social com a entrega de mais de 350 kits de roupas doados pela Receita Federal, emissão da 2ª via do Registro Civil e Tenda dos Direitos, com orientações de cidadania e bem-estar social.

Vestuário Social entregou mais de 2.100 peças para mulheres de Acrelândia. Foto: Fernando Santtos

Durante a ação, o MPAC ofereceu atendimento ao cidadão por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), acolhimento e orientação a vítimas no Centro de Atendimento à Vítima (CAV), além de atendimento e palestras sobre saúde mental e drogadição com o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera).

Além dos serviços do MPAC, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a prefeitura de Acrelandia ofereceram consultas médicas e odontológicas, vacinação, testes rápidos, Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU), ginecologista, e distribuição de medicamentos por meio do programa “Levando Saúde”.

Cortes de cabelo foram gratuitos foram oferecidos a adultos e crianças. Foto: Fernando Santtos/Secom

Também teve emissão e regularização de documentos, orientações sobre programas sociais, regularização fundiária, licenciamento ambiental e microempreendedorismo, e torneio de futebol.

A diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes, disse que o Ministério Público ajuda a secretaria na garantia de direitos sociais com os serviços prestados. “Muito obrigada por somar esforços juntos conosco nesta importante ação que trouxe dignidade, informação, bem-estar e cidadania ao povo de Acrelândia”.

Diretora de Direitos Humanos da SEASDH disse que ação leva mais que cidadania. Proporciona auto-estima para mulheres que ganham roupas novas. Foto: Fernando Santtos/Secom

O promotor de Justiça do MPAC de Acrelândia, Daisson Gomes Teles, disse que a parceria leva mais serviços e aumenta os benefícios à comunidade. “Esta colaboração reforça o compromisso do MPAC com a responsabilidade social, unindo esforços para impactar positivamente a comunidade”, disse.

Promotor de Acrelândia disse que parcerias entre o MP e a SEASDH alcança mais pessoas. Foto: Fernando Santtos/Secom

Vestuário Social eleva auto-estima das mulheres

A moradora do Assentamento Porto Luiz, Dioni da Sul, zona rural do município, foi contemplada com kit de roupas. “Moro 20 km da cidade, to muito feliz com as roupas, me consultei no mutirão, tirei dúvidas de um processo na Defensoria. Muito bom esse mutirão vim até nossa cidade”.

Dioni veio da zona rural, pegou seu kit de roupas aproveitou para usufruir de outros serviços. Foto: Fernando Santtos/Secom

Taine Vieira de Oliveira, moradora do bairro Pinicão, trouxe os filhos para consulta médica e também adquiriu seu kit de roupas.

Vestuário Social e sucesso e busca por peças novas atrai centenas de mulheres. Foto: Fernando Santtos/Secom

A Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Sete) disponibilizou dez barracas com comidas e artesanatos.

Rosa Maria Brito, da Feira da Economia Solidária e integrante do coletivo de empreendedorismo feminino “Elas Podem”, aproveitou o dia para vender almoço em frente à escola onde aconteceu o Juntos Pelo Acre. Foto: Fernando Santtos/Secom

Na ocasião, também tiveram palestras educativas, atividades culturais e esportivas.

Artesã Silvia Helena Pereira de Moura trouxe sandálias personalizadas feitas por ela mesmo para vender. Foto: Fernando Santtos/Secom

A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Acrelândia, Polícias Militar e Civil, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Energisa, Receita Federal, Tribunal de Justiça do Estado do Acre, Defensoria Pública do Estado do Acre, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acrelândia e Conselho Tutelar.

Fonte agencia.ac.gov.br

plugins premium WordPress