A jovem senadora acreana Eduarda Moura já está de volta a Cruzeiro do Sul, depois de passar uma semana em visita à capital federal, onde conheceu as instalações do Congresso Nacional e participou de várias atividades.
Eduarda disputou com estudantes de todo o Acre e foi a escolhida para representar o estado no Projeto Jovem Senador, do Senado Federal, que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes (um de cada estado) para vivenciarem o trabalho dos senadores.
Em todo o Brasil, foram 84 mil participantes que escreveram sobre o tema Participação Política: no parlamento, nas ruas, nas redes sociais.
A representante acreana acabou conquistando o segundo lugar geral e por isso recebeu um troféu. A representante de Minas Gerais foi a primeira colocada e a de Sergipe, a terceira. O representante de Rondônia, Roberto Macurap Júnior foi o primeiro índio a receber a premiação de Jovem Senador.
Eduarda gostou muito de conhecer as atividades parlamentares. Como parte da programação, os jovens senadores se dividiram em três grupos, e cada um trabalhou um tema para a elaboração de projeto de lei. Entre os três, foi escolhido, para elaboração final por todo o grupo, um projeto na área de educação.
Segundo Eduarda, o PL prevê que a participação de jovens em atividades voluntárias, olimpíadas escolares e atividades artísticas contem pontos para o Enem.
O futuro
Eduarda tem um histórico de conquistas. Em 2010, quando estava na sétima série do ensino fundamental, foi campeã brasileira da Olimpíada de Português, promovida pelo Ministério da Educação. Em 2014, foi finalista da mesma olimpíada.
Aluna da Escola Estadual Craveiro Costa, não se esquece do papel fundamental da professora Elisângela Oliveira, sua orientadora desde 2010 e da professora Gessytha Azevedo, atual orientadora. Nossa jovem senadora escreve bem, gosta de escrever, mas não vê seu futuro como escritora ou jornalista: ela quer mesmo é fazer uma faculdade na área de saúde.
Por Flaviano Schneider