As 20h15min da noite desta quinta-feira, a Câmara de Vereadores de Jordão realizou eleição e posse da nova mesa diretora para o biênio 2015 e 2016, onde o vereador José da Silva e Silva (Zé Cariolando PSDB) foi eleito presidente, Oricélio Farias PMDB Vice-presidente, Zeina Melo PMDB, 1ª Secretária e Francisco Sereno PCdoB, 2º Secretário, de acordo com a chapa apresentada.
Os vereadores da base do governo, que são maioria, não conseguiram até agora chegar a um acordo quem deveria ser o candidato. Enquanto isso os vereadores da oposição entraram em contato com a promotoria de justiça onde ouviu do promotor dizer que a câmara de Jordão não é um boteco e sim uma casa legislativa e os vereadores tinham que tomar uma decisão e realizar a eleição em caráter de urgência.
Pelos bastidores a conversa é que a eleição não terá validade, pois precisa da maioria dos vereadores e só havia quatro presentes. De acordo com o artigo 11 inciso V diz que é necessário a comprovação dos votos da maioria dos membros da câmara (os 9 vereadores) para a eleição dos cargos da mesa.
Neste caso os vereadores se embasaram no Inciso VI, que diz que será realizada uma nova votação caso o numero de votos apurados na primeira não atenda o que diz o inciso anterior. Neste caso os cargos da mesa diretora são eleitos com a maioria dos votos presente, ou seja, os quatro. Depois da segunda votação Jose Cariolando foi considerado presidente eleito.
Portanto, a eleição foi sim realizada obedecendo ao regimento interno da casa e deve ser validada pela justiça. Os vereadores da base do governo com certeza irão recorrer na justiça.